Missa de ação de graças pelos 40 anos de sacerdócio do Padre Dilson e Dom Paulo Machado

25 01 2018 40 anos sacerdócio Padre Dilson e Dom Paulo
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino recebeu, na noite de quinta-feira (dia 25), a missa de ação de graças pelos 40 anos de vida sacerdotal de Dom Paulo Machado, conhecido na Diocese como Pe. Paulinho, e Padre Dilson Passos Júnior, que por longo período foi pároco da Igreja Matriz de Cascatinha. Ao final da celebração, na Capela do Seminário, eles agradeceram os amigos e familiares presentes na missa, frisando que todos foram e são importantes na formação e no ministério sacerdotal deles.

A missa de ação de graças foi organizada por um grupo de amigos dos dois sacerdotes e a celebração ocorreu na Capela do Seminário, por pedido de Dom Paulo Machado. Na homilia, ele ressaltou a emoção que vive todas as vezes que entra na Capela, lembrando momentos em que ainda era seminarista e as atividades terminavam com o hino de Nossa Senhora do Amor Divino. Dom Paulo Machado, quando padre na Diocese de Petrópolis, além de ter atuado em algumas paróquias, foi reitor do Seminário quando, durante sua gestão foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 2004, para ser bispo auxiliar de Juiz de Fora e depois, nomeado bispo de Uberlândia em 2008 pelo Papa Bento XVI.

Padre Dilson Passos falou sobre sua história com Dom Paulo Machado, lembrando que seus pais casaram no mesmo dia, entraram para o Seminário no mesmo dia e foram ordenados juntos em 1977. Ele, ainda recém ordenado, assumiu a Paróquia Sant’Ana e São Joaquim em Cascatinha, onde ficou por muito tempo até se transferir para os Salesianos, onde está até hoje. Ele ressaltou a importância que cada pessoa com quem conviveu ao longo do período que esteve na Diocese, frisando que “mesmo estando fora da Diocese, aqui está a base da minha formação sacerdotal e espiritual”.

A missa foi acompanha por diversos amigos, representando diversas paróquias, assim como colegas do tempo de Seminário que, no encontro com os dois sacerdotes lembraram fatos ocorridos quando ainda eram seminaristas. O defensor Público, Cleber Alves e Jaqueline Cleffs estiveram a frente da organização da homenagem aos dois sacerdotes e agradeceram o apoio que tiveram de diversas pessoas.

A missa foi presidida por Dom Paulo Machado e concelebrada pelos bispos Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis, e Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e que, assim como Dom Paulo, foi nomeado bispo quando era reitor do Seminário. Além deles, a missa contou com a presença de diversos padres da Diocese, muitos alunos do Seminário no período em Dom Paulo Machado foi reitor e outros, quando Padre Dilson foi diretor espitual do Seminário Menor.