Missa da quarta-feira de cinzas na Diocese de Petrópolis

A quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro, na Diocese de Petrópolis vai contar com missa em todas as paróquias e também em muitas capelas. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, preside a missa de cinzas, na Catedral São Pedro de Alcântara, às 19h. Por causa das restrições sanitárias, cumprindo o decreto diocesano, o número de fiéis ainda é limitado nas igrejas em toda Diocese de Petrópolis, por isso, a maioria das paróquias farão transmissão on-line da missa.

Neste dia, 17 de fevereiro, a Igreja convida os católicos a viveram um dia de jejum e abstinência e quem for a missa recebe a imposição da cinza, lembrando a todos que viemos do pó e é um sinal de conversão e penitência.

Por causa da pandemia causada pelo Covid-19, a Igreja alterou a forma da imposição das cinzas. A forma deve ser usada por todos os bispos e padres em todo mundo. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou em seu site as disposições a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das Cinzas.

“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e aboca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

A seguir confira a programação da quarta-feira de cinzas em algumas paróquias: