Membros da Comissão de Patrimônio Cultural visita obra da Catedral de Petrópolis

A Comissão de Liturgia e Patrimônio Cultural da Diocese de Petrópolis, se reuniu na manhã do dia 22 de junho, quando o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, falou sobre o andamento da obra de restauração da Catedral São Pedro de Alcântara.

Ele destacou a importância da obra, lembrando que neste momento é o maior investimento da Diocese que conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 13 milhões. O bispo ressaltou ainda que a obra foi aprovada pelo Ministério do Turismo.

O Pároco da Catedral, Padre Adenilson Silva Ferreira falou sobre os projetos que a Paróquia está aprovando junto ao Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre eles está a reconstrução e restauração dos banheiros originais da Catedral para o atendimento de turistas, a construção de uma loja e um novo salão. A instalação de uma grade no entorno da Catedral foi apresentada pelo bispo diocesano, ressaltando a sua importância para preservação do patrimônio e de todo trabalho que vem sendo realizado de restauração da Catedral.

Após a reunião, os membros da Comissão – Maria Beatriz Leal da Silva, Elizabeth Maria da Silva Maller, Padre Adenilson Silva Ferreira, Padre Carlos Silva de Oliveira e Padre Thomas Andrade Gimenez Dias e ainda a secretária da Comissão, Fabiana Beutler – orientados por Dom Gregório Paixão visitaram a obra da Catedral. Os membros da Comissão tiveram a oportunidade de ver como está o andamento da obra, conhecendo detalhes como a limpeza de uma das laterais já concluída e o trabalho de reforço estrutural.

Os membros da Comissão subiram até a torre e durante o caminho puderam ver todo trabalho realizado pelos trabalhadores, conhecendo detalhes da obra para construção e instalação da Galeria Auto Expositiva, que permitirá aos visitantes conhecer detalhes da história da Catedral.

Durante a reunião e a visita à obra, Dom Gregório Paixão e Padre Adenilson Ferreira falaram sobre a ideia de instalar a imagem de Nossa Senhora das Graças em seu lugar de origem, que fica na praça (jardim) ao lado da Catedral que dá para Avenida Ipiranga. De acordo com dados históricos, inclusive fotos, a imagem é anterior a construção da Catedral e ficava no centro do terreno onde está a igreja.

Mais detalhes sobre a obra em www.restauracaocatedral.com.br