Lançada pedra fundamental para construção da Capela São José Operário

Clique na imagem para ver o álbum de fotos

No Ano de São José, a Paróquia Sant’Ana e São Joaquim em Cascatinha, realizada o sonho de uma comunidade e com a presença do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, lança a pedra fundamental para construção da Capela São José Operário. O sonho da comunidade também foi a concretização do desejo do bispo, que desde o início do Ano de São José queria inaugurar uma igreja dedicada ao seu padroeiro, São José.

No ano de 1987, quando ainda não havia luz elétrica e calçamento, deu-se início a Comunidade São José Operário, na Paróquia Sant’Ana e São Joaquim em Cascatinha (Petrópolis/RJ) com as orações sendo realizadas nas ruas do bairro por Dona Maria Vanzan.

Todos tinham o desejo de ver o crescimento da comunidade, com destaque para algumas pessoas que passaram e foram essenciais para que a comunidade chegasse ao dia 24 de julho de 2021, quando aconteceu o lançamento da pedra fundamental para construção da Capela São José Operário.

Dentre as pessoas que foram fundamentais para o crescimento e consolidação da comunidade está o Pe. Nerel, que na época ainda era seminarista e começou com uma missão de evangelização nas poucas casas das famílias que habitavam no bairro, no ano de 1990.

Logo após, em 1996, na liderança da comunidade, Dona Zilda Santos era responsável pelo projeto “Casas abertas de oração”. Projeto que alcançou, acolheu e levou o Amor de Deus para as famílias que o esperavam.

O tempo foi passando, e a comunidade contou com a presença do Pe. Antônio, o qual realizou a primeira Missa Campal no terreno que dará lugar a futura Capela. Na época, em sua homilia citou que ali seria “um lugar Santo”.

Em seguida, com a chegada do Pe. Luiz Cláudio e Pe. Rafael, começou a realização das Missas mensais na comunidade.

Quer ver mais fotos, clique na imagem

A comunidade agradeceu ainda ao senhor José e sua esposa, Dona Nilcéia, do falecido e saudoso senhor Onelino Vieira e sua esposa Dona Wilma, que acolheram a comunidade em suas casas para as celebrações das Missas.

Depois, contaram com a presença do Frei Alexandre e Frei Robson, que presentearam a comunidade com a imagem de São José Operário, que se encontra na improvisada Capela.

Com a chegada do Pe. Joni e Pe. Janderson, a necessidade levou a celebração da missa semanalmente, e assim, a Paróquia passou a contar com mais uma celebração paroquial todo fim de semana.

Agora, com as bênçãos de Deus e Nossa Senhora, e com a presença do Pároco Pe. Gustavo e do Vigário Pe. Guilherme, a missão continua com o início da construção da Capela.

A comunidade sonhava coma  compra de um terreno para construir a Capela, e após o pároco levar a ideia ao conselho paroquial, e as comunidades pertencentes a paróquia, todos acolheram a ideia e contribuíram para a compra do terreno. Foi mais uma passo para a realização do sonho em ter um lugar na comunidade onde Jesus Eucarístico possa está presente diariamente.

Com grande empenho e dedicação dos senhorwa Valdir, Adalberto e Rafael, a comunidade dá continuidade ao projeto.

Para consagrar ainda mais o sonho que vai se tornando realidade, no lançamento da pedra fundamental, a comunidade contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

Um momento de grande alegria, um marco na vida da comunidade e paróquia. A comunidade se encontra em festa, manifestando sua gratidão a Deus, a Nossa Senhora e a São José Operário, por tantas graças alcançadas, e por tanto amparo e cuidado com a comunidade do Nova Cascatinha.

Os coordenadores da Comunidade e o Pároco e o Vigário, assim como o bispo diocesano, agradece ao povo de Deus, aos líderes das comunidades, aos agentes pastorais e a todos os paroquianos de Cascatinha que participaram deste momento.

Agradecemos ao apoio do vereador Marcelo Chitão e do prefeito Hingo Hammes, que também estiveram presentes na celebração.

Que Deus abençoe imensamente a cada um que fez e faz parte da história da futura Capela de São José Operário.