Irmã Maria Helena: na alegria da vida no Carmelo testemunhava o Cristo

Na manhã do dia 29 de dezembro, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, as monjas do Carmelo São José em Petrópolis, se despediram da Irmã Carmelita, Maria Helena de São Lourenço, sepultada no cemitério das Carmelitas. Com 72 anos de vida carmelita, Irmã Maria Helena, 93 anos, foi um exemplo de religiosa e de amor a sua vocação, sendo mestra e madre durante toda a sua vida, como disse a Madre, Irmã Marcia.

A missa foi concelebrada pelo Padre Luís Garcia Mello, Pároco de Nossa Senhora do Rosário, e assistida pelo Diácono Permanente, Marco Carvalho, e contou com a presença de religiosas de várias congregações e amigos do Carmelo São José.

A gratidão pelo testemunho de Irmã Maria Helena estava no olhar emocionado de cada monja carmelita, que nas últimas palavras de sua história, ressaltou a alegria contagiante, inclusive durante o período em ficou internada. Seu desejo era morrer no Carmelo e não no hospital e Deus permitiu que isto ocorresse após ficar por mais de 60 dias internada.

O Diácono Permanente, Marco Carvalho lembrou com alegria os muitos momentos vividos nos encontros com a Irmã Maria Helena. Ele, assim como as irmãs carmelitas e o bispo diocesano, falou da alegria da Irmã Maria Helena, ressaltando que sempre recebia a todos com um sorriso e uma mensagem de esperança e alegria.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão lembrou que Irmã Maria Helena sempre tinha uma palavra carmelitana e um testemunho vivo do amor. Ainda segundo o bispo o seu amor se manifestava na alegria jovial, mesmo tendo passado por todas as etapas da vida. “Ela nunca cessava de dizer a palavra do salmo, ‘o Deus que alegra a minha juventude’, portanto sempre foi uma menina. Trouxe de São João Del Rei o espírito feliz e feliz viveu” e concluindo afirmou que, apesar da tristeza pela partida de alguém é um dia para celebrar a vida, pois tem a certeza de que a Irmã Maria Helena está agora se alimentando da graça de estar próximo a Jesus.