O Centro Educacional Terra Santa desde 2018 passou a ser administrado pela Diocese de Petrópolis e isto ocorreu, após a Província Franciscana da Imaculada Conceição afirmar que não deseja mais ficar a frente do Terra Santa e que o desejo dos frades era que a Diocese assumisse a instituição. A partir desta manifestação, o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, apresentou a proposta aos sacerdotes diocesanos e decidiram em assumir a administração do Centro Educacional Terra Santa.

Com esta decisão ficou estabelecido que a sede da Cúria Diocesana, conhecida como Mitra, seria transferido para um dos prédios do complexo Terra Santa. O que aconteceu em maio de 2019, sendo que a inauguração com benção do bispo foi realizada no dia 31 de maio, dia da padroeira da Diocese, Nossa Senhora do Amor Divino.

Este novo prédio oferece uma digna recepção para o acolhimento dos padres e fiéis, uma sala confortável para os atendimentos do Bispo Diocesano, salas mais adequadas para o serviço do Vigário Geral, da Chancelaria, do Economato, de Assessoria Jurídica, Recursos Humanos (RH), Administração-Financeira, Educação e Ensino Religioso, Assistente Social, Assessoria de Comunicação e, inclusive, uma sala para as reuniões dos Conselhos da Diocese. (Fonte: Texto do Moderador da Cúria e Ecônomo, Pdre Adenilson Ferreira)

Além da sede da Cúria Diocesana, o Centro Educacional Terra Santa mantém todas as suas atividades e projetos sociais que existiam e foram criados durante a administração dos Frades Franciscano: Creche (CEI), Educandário Terra Santa, Centro Educacional que engloba os Projetos sociais: Aquarela, Cultura Pela Paz,  Fórmula do Bem- Estar e Comunidade de Fé.

O complexo do Terra Santa conta ainda com a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, vinculada a Paróquia São Pedro de Alcântara com missa no sábado, às 18h e no domingo, às 10h.

Para saber mais sobre o Centro Educacional Terra Santa clique aqui

A nova sede da Cúria Diocesana em fotos: