Igreja São Sebastião no Meio da Serra completa 100 anos

A Igreja São Sebastião, localizada no Meio da Serra da Estrela, celebrou na festa de seu padroeiro os 100 anos de sua fundação. A comemoração contou a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada pelo Pároco, Padre Thiago de Freitas e pelo Padre Antônio Teixeira Pinto. A Igreja é uma das capelas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Raiz da Serra. (clique aqui para o ver o álbum de fotos)

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão ressaltou a importância da comunidade do Meio da Serra da Estrela na história do Brasil, contando que no início do país, quando ainda era colônia de Portugal, homens partiram do Rio de Janeiro em direção a região de Minas Gerais subindo a Serra da Estrela. Ainda segundo o bispo, os desbravadores que seguiam as ordens de Estácio de Sá, governador do Rio, encontraram no Meio da Serra uma pequena aldeia dos índios Coroados.

O Meio da Serra da Estrela, desde o tempo do Brasil colônia servia como local de repouso e por ali passou os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Dom Gregório Paixão lembrou que com a construção da Fábrica naquele local, muitos fixaram ali moradia e contribuíram para construção da comunidade. Em meio a esta história, uma antiga capela foi construída para atender as necessidades espirituais dos moradores e daqueles que passavam pela localidade.

Com o passar dos anos, a capela ficou pequena e foi construída a atual igreja dedicada a São Sebastião e inaugurada em 1921. Lembrando que a fábrica pertencia a família do pensador brasileiro, Alceu Amoro Lima e percebendo a necessidade das pessoas “fez surgir nesse local a igreja que aqui estamos e se voltarmos a 1921 vamos ver que o Meio da Serra foi construído por homens e mulheres. Muitos passaram, aqueles que ficaram construíram a história que conhecemos, principalmente pela fé”.

Ao final da missa, Padre Thiago de Freitas lembrou as diversas pessoas que trabalharam e trabalham pela Comunidade São Sebastião do Meio da Serra. Como forma de agradecer o trabalho de todos, a comunidade e a Paróquia homenageou a senhora Valquez Caboclo Zarlotti que ficou na coordenação da comunidade por cerca de 40 anos, sendo que antes, ainda jovem ajudava a mãe nos trabalhos.

Emocionada com a homenagem, ela afirmou que fica feliz em poder comemorar os 100 anos da Igreja São Sebastião. “Fico feliz e o sentimento é de muito carinho e amor”, afirmou dona Valquez Caboclo.

Ouça a entrevista com Dona Valquez:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.