Igreja de Parada Modelo é consagrada e recebe relíquia do Cardeal Van Thuân

Rogerio Tosta – Ascom/Diocese de Petrópolis
Fotos: Pascom/Paróquia Parada Modelo

Na última semana de outubro, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Parada Modelo, no município de Guapimirim, encerra o mês missionário com grande alegria. Um dos motivos foi a consagração da Igreja Nossa Senhora Aparecida, igreja matriz da Paróquia, solenidade presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

A Santa Missa de Consagração aconteceu no dia 12 de outubro, festa da Padroeira do Brasil e da comunidade católica de Parada Modelo. No início da celebração, o Pároco, Padre Rodrigo Alberti entregou simbolicamente a chave da igreja ao bispo em nome de toda comunidade e as pessoas que participaram da festa puderam adquirir a relíquia do antigo altar da Igreja. (quer ver a Santa Missa e ouvir a homilia do bispo clique aqui)

Dom Gregório Paixão lembrou que sobre o altar consagrado foi colocado uma relíquia do Cardeal Françis-Xavier Nguyên Van Thuân (quer saber mais sobre o cardeal clique aqui), que está em processo de beatificação por reconhecimento de seu heroísmo ao manter a fé em Cristo, mesmo depois de ser preso pelo governo comunista do Vietnã. “Ele passou 27 anos preso em um cubículo por causa da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Ali, durante o período de sua prisão, durante o regime comunista tentaram de todas as formas tirar sua fé em Jesus Cristo através da tortura e de tantas outras coisas. Durante a prisão ele celebrava sozinho com uma gota de vinho e um pedacinho de pão e resistiu até o final, saindo para proclamar diante de todos o que havia acontecido com ele e com seus irmãos. Agora, neste altar há uma relíquia deste homem que testemunhou o Cristo. Está depositado para sempre neste altar para nos lembrar esse exemplo de fé”, afirmou o bispo

Lembrando algumas datas importantes, Padre Rodrigo Alberti disse que foram duas décadas, desde o início da construção em 1990 com a pedra fundamental e em 2000 com a primeira benção na capela, que pertencia a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Guapimirim e que em 2010 foi desmembrada para ser a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

“Caminhamos com nossos pés e ainda somos adolescentes. Com toda certeza, caminhos cheios de fé sobre a proteção da Mãe Aparecida, aquela que vai a nossa frente e guia o povo para o seu filho Jesus. Não podemos ir ao Santuário Nacional de Aparecida, mas, o santuário se faz aqui presente pela fumaça do incenso que sobe a Deus, que ouve nossas preces. Deus desce e reside no meio do seu povo. No templo de Israel ou na tenda da reunião a fumaça em forma de nuvem descia e Deus se fazia presente no meio do seu povo. Hoje, Deus também se faz presente, mas, pelas mãos do sacerdote, não como fumaça em nuvem, porém, como o próprio Cristo que nos alimenta. Onde vamos encontrá-lo? O encontramos no templo, na igreja, onde nos reunimos para celebrar todos os sacramentos da fé cristã”, afirmou Padre Rodrigo Alberti.

Quer ver outras fotos e saber mais sobre a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo clique aqui