Exposição sobre Dom Veloso na UCP

O Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, inaugurou na noite de segunda-feira, dia 25 de abril, a IX Semana Acadêmica, com uma exposição sobre a vida e obra de Dom José Fernandes Veloso, segundo bispo da Diocese de Petrópolis. A exposição está aberta ao público, na sala 98 da Universidade e é uma oportunidade para conhecer a história de um homem que foi fundamental para a consolidação da UCP, como afirmou Dom Gregório.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A coleta de todo material e preparação foi realizada pelos alunos de História da UCP, com a coordenação do professor Bruno Tamancoldi, que por diversas vezes manifestou sua empolgação e entusiasmo com o material encontrado sobre Dom Veloso. “Fiquei profundamente entusiasmado com a pesquisa, pois muitos registros fotográficos foram feitos por Dom Veloso e este material é de uma grande riqueza para Diocese e para Universidade”, comentou o professor, que destacou também a grande documentação em textos de Dom Veloso.

Na exposição os visitantes terão a oportunidade de fazer um caminho pela história de vida de Dom José Fernandes Veloso, desde a sua infância ao lado dos pais, sua passagem pelo seminário, sua ordenação sacerdotal e episcopal, assim como os diversos encontros que teve com o Papa Pio XII e o Papa João Paulo II.

O visitante também encontra as diversas homenagens que ele recebeu ao longo da vida, mais, entre alguns objetos da exposição, dois chamam atenção: o primeiro é o cálice de Dom Veloso, que segundo contam teria sido usado pelo Papa Pio XII e o segundo é máquina de escrever, onde ele escreveu todos os seus textos. Muitos deles, publicados nos jornais da cidade, principalmente na Tribuna de Petrópolis, onde por muitos anos cuidou pessoalmente dos textos para a coluna diária, Mensagem da Igreja.

O vigário Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher ao olhar as fotos teve a oportunidade de reviver momentos que viveram juntos na Diocese. O reitor-administrativo e Pároco de Nossa Senhora do Rosário, Padre Luis Garcia Mello também manifestou alegria pela exposição dedicada a Dom Veloso, lembrando que ele foi um homem apaixonado pela UCP.

O reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Padre Pedro Paulo abriu oficialmente a IX Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades, no salão nobre da Universidade, onde aconteceu uma apresentação sobre a vida e obra de Dom Veloso, apresentada pelo professor Jeronymo Ferreira Alves Netto e pelo Padre Luis Mello.

Toda a solenidade de abertura da a IX Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades e da exposição sobre Dom Veloso teve inicio com a missa, celebrada por Dom Gregório Paixão e concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher, pelo capelão da UCP, Padre Moises Fragoso, pelo reitor, Padre Pedro Paulo e pelo reitor administrativo, Padre Luis Mello.