Em preparação para o Jubileu das Famílias, marcado para o dia 17 de agosto no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos, cerca de 200 pessoas participaram de uma reunião virtual na manhã do dia 24 de maio. O encontro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e foi um momento de vivência já do Jubileu.
Durante sua participação, Dom Joel incentivou a mobilização de todos os movimentos, grupos e pastorais que trabalham com famílias. Ele fez questão de frisar que o Jubileu é um evento para toda a família, incluindo casais, filhos e demais membros, e não apenas para os cônjuges. O bispo também refletiu sobre os desafios enfrentados pelas famílias no mundo atual, reafirmando a necessidade de evangelização e apoio para superar problemas sociais. Dom Joel alertou sobre a existência de “movimentos para destruir a família” e destacou a importância fundamental do testemunho das famílias que estão na Igreja.
A condução do encontro ficou a cargo do Padre José Carlos da Cruz Luna, Administrador Paroquial de Santa Clara e um dos sacerdotes responsáveis pelo Jubileu das Famílias. Ele apresentou a programação detalhada do evento de agosto e incentivou os participantes a convidar outras famílias para participar. Padre José Carlos informou ainda que será criado um grupo de WhatsApp específico para repassar informações e atualizações sobre o Jubileu.
A programação para o dia 17 de agosto, conforme apresentada na reunião, terá início às 8h. As atividades incluem um Momento Mariano, apresentação das tendas, seguida por apresentações da Pastoral Familiar, Experiência de Amor para Casais, do ECC (Encontro de Casais com Cristo), de Casais Restaurados, e um testemunho do casal Dimário e Eliza. O ponto alto do Jubileu será a Santa Missa de encerramento, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado.