Dom Paulo Cezar: “quero ser um servidor do povo de Deus, desgastar a minha vida servindo”

Ao final do Regina Coeli, no domingo, 29 de maio, festa da Ascensão do Senhor, o Papa Francisco anunciou a nomeação de 21 novos cardeais. Entre eles está o Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que foi aluno do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis.

Logo após a divulgação da nomeação, Dom Paulo Cezar concedeu uma entrevista coletiva, onde falou que ficou surpreso com o anúncio, pois não tinha nenhum conhecimento da decisão do Papa Francisco. “A surpresa foi total, pois o Papa anunciou os nomes e lá estava meu nome. Eu não fui comunicado e acredito que nenhum dos novos cardeais foram comunicados. É a bondade do Papa Francisco, reconhecimento do nosso trabalho e a bondade dele para conosco, para com a igreja de Brasília e para com a igreja do Brasil. A emoção é muito grande, uma mistura de sentimentos”.

O novo cardeal explicou ainda qual a missão de um cardeal, que segundo ele é de ajudar o Papa e estar a serviço do povo de Deus.  “A missão é ajudar o papa no governo da igreja. Nós somos aqueles que têm a missão também de escolher o papa, mas temos a missão de servir o povo de Deus, ajudando o papa no governo da Igreja e aquilo que o papa pede também de mim e que eu vou buscar fazer com alegria, buscar servir com alegria olhando para Jesus Cristo, grande o servidor busca servir com alegria o povo de Deus. Continuar servindo com alegria nossa amada arquidiocese”.

Para Dom Paulo Cezar a missão do sacerdote é servir e esta reflexão tem feito parte de sua vida sacerdotal desde a ordenação. “Eu sempre quis ser servidor. Eu me tornei padre por vocação e sempre sendo servidor. Desde o início do meu ministério eu reflito muito sobre o papel de ser servidor, do serviço da igreja. O papa tem me chamado para servir. Servir como auxiliar no Rio de Janeiro e depois como depois servir como bispo de São Carlos e agora aqui em Brasília como arcebispo e o papa me pede para servir também no colégio cardinalício. Quero ser um servidor do povo de Deus, desgastar a minha vida servindo, servindo como Jesus Cristo serviu, servindo como maria”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print