Dom Paulo Cezar: “quero ser um servidor do povo de Deus, desgastar a minha vida servindo”

Ao final do Regina Coeli, no domingo, 29 de maio, festa da Ascensão do Senhor, o Papa Francisco anunciou a nomeação de 21 novos cardeais. Entre eles está o Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que foi aluno do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis.

Logo após a divulgação da nomeação, Dom Paulo Cezar concedeu uma entrevista coletiva, onde falou que ficou surpreso com o anúncio, pois não tinha nenhum conhecimento da decisão do Papa Francisco. “A surpresa foi total, pois o Papa anunciou os nomes e lá estava meu nome. Eu não fui comunicado e acredito que nenhum dos novos cardeais foram comunicados. É a bondade do Papa Francisco, reconhecimento do nosso trabalho e a bondade dele para conosco, para com a igreja de Brasília e para com a igreja do Brasil. A emoção é muito grande, uma mistura de sentimentos”.

O novo cardeal explicou ainda qual a missão de um cardeal, que segundo ele é de ajudar o Papa e estar a serviço do povo de Deus.  “A missão é ajudar o papa no governo da igreja. Nós somos aqueles que têm a missão também de escolher o papa, mas temos a missão de servir o povo de Deus, ajudando o papa no governo da Igreja e aquilo que o papa pede também de mim e que eu vou buscar fazer com alegria, buscar servir com alegria olhando para Jesus Cristo, grande o servidor busca servir com alegria o povo de Deus. Continuar servindo com alegria nossa amada arquidiocese”.

Para Dom Paulo Cezar a missão do sacerdote é servir e esta reflexão tem feito parte de sua vida sacerdotal desde a ordenação. “Eu sempre quis ser servidor. Eu me tornei padre por vocação e sempre sendo servidor. Desde o início do meu ministério eu reflito muito sobre o papel de ser servidor, do serviço da igreja. O papa tem me chamado para servir. Servir como auxiliar no Rio de Janeiro e depois como depois servir como bispo de São Carlos e agora aqui em Brasília como arcebispo e o papa me pede para servir também no colégio cardinalício. Quero ser um servidor do povo de Deus, desgastar a minha vida servindo, servindo como Jesus Cristo serviu, servindo como maria”.