Dom Orani: Maria, nos desperta a esperança e a confiança

Com a presença do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e do bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, os cristãos católicos voltaram a se reunir em torno do altar, da Eucaristia, para rezar pelas vítimas da tragédia de Petrópolis.

“celebramos a missa, com o ofício de Maria, do dia de sábado, e é claro que recordamos com muito carinho a padroeira da Diocese, Nossa Senhora do Amor Divino. Estamos na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra e à nossa frente vemos as imagens que marcaram as notícias dos últimos dias em nosso país. Olhamos para Maria e ela nos desperta a esperança e a confiança”, afirmou Dom Orani em suas homilia.

O Cardeal do Rio de Janeiro falou sobre a solidariedade do povo brasileiro. Frisando que ser solidário é próprio da vida cristã e por isso, nestes e outras ações solidárias, Dom Orani afirma ver traços dos valores cristãs. Para ele, estes valores estão presentes no amor ao próximo como foi possível ver neste momento de tragédia.

Mesmo reconhecendo a presença desses valores, Dom Orani Tempesta chamou atenção para o fato de existirem movimentos para destruir estes valores cristãos. O que segundo ele, todas as tentativas esbarram no fato de que estes valores estão presentes e fazem parte da vida de milhares de pessoas cristãs. Ele ainda disse que é preciso agir com responsabilidade para que os mais sofridos e o povo de modo geral tenha uma vida digna.

O bispo de Petrópolis agradeceu a presença de Dom Orani na cidade, contando que, desde os primeiros dias da tragédia, o Cardeal do Rio se fez presente, estava unido fazendo de tudo para que não faltasse nada na Diocese para atender as vítimas. “Neste momento desejamos manifestar para todo o Brasil essa solidariedade entre os irmãos do episcopado e de um modo especial, a solidariedade que demonstrou desde o primeiro momento, nos apoiando, entrando em contato com as mais diferentes pessoas para que não faltasse a igreja de Petrópolis a possibilidade de atender emergencialmente os irmãos que foram atingidos por essa terrível tempestade”, comentou Dom Gregório.

A missa contou com a presença de várias autoridades civis e militares, entre elas o governador do Estado Claudio Castro e a esposa, o prefeito Rubens Bomtempo e a esposa. Vários padres da Diocese e de outros locais estavam presentes e concelebraram.