Depois de abrir a novena do padroeiro, na Paróquia São Pedro, em Teresópolis, no dia 23 de junho, o bispo Diocesano, Dom Joel Portella Amado celebrou a festa de São Pedro e São Paulo na Paróquia São Pedro, em Pedro do Rio, Petrópolis (dia 28) e nas capelas dedicadas ao Apóstolo, nas paróquias Nossa Senhora da Guia (dia 29) e Nossa Senhora da Piedade (30), ambas em Magé.
– A nossa fé não está solta, na vontade de cada um, no jeito de cada um. A fé se fundamenta naquilo que os Apóstolos experimentaram, ouviram de Jesus. São Pedro e São Paulo com uma experiência muito especial transmitiram a nós” comentou o bispo, lembrando a importância dos dois santos, considerados colunas da Igreja.
Dom Joel comentou ainda que não somos uma barca solta no mar, “nós somos uma barca que tem um comando e este comando é assistido pelo Espírito Santo”. Ainda segundo o bispo é preciso, quando se tem dúvida, seguir o exemplo dos Apóstolos e aquilo que eles nos ensinaram, olhar para o magistério da Igreja e, principalmente, para pessoa do Santo Padre, o Papa.
O bispo afirma que a fé começa pela paixão por Jesus e citando como exemplo o que disse São Paulo “não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. De acordo com Dom Joel, São Pedro e São Paulo são exemplos, assim como tantos santos e santas, que se apaixonaram por Jesus, afirmando que “quem ama é capaz de até se sacrificar pelo outro”.