Dom Gregório: “Sejam jovens e não tenham medo de enfrentar os seus medos”

“Saibam de uma coisa, eu vos amo e isso faz toda diferença na minha vida”. Esta foi a afirmação de Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, durante sua passagem pelos quatro decanatos onde acontecia o Congresso da Juventude. Com a participação de mais de mil jovens, o congresso este ano foi realizado por decanato, com a promessa de que em 2023 será num único local, “quando, finalmente, poderemos estar todos juntos”, disse o bispo.

O bispo diocesano não mediu esforços para, durante todo o dia 1º de maio, estar junto dos jovens e para isso, esteve durante a manhã em dois decanatos (São Pedro de Alcântara e São José de Anchieta) e à tarde em mais dois (Santa Teresa e Nossa Senhora do Amor Divino). Em todos eles, Dom Gregório Paixão fez um apelo para que os jovens sejam jovens.

– Neste Congresso da Juventude eu quero dizer para vocês um ponto fundamental que a gente não pode esquecer, sejam jovens. O Papa Francisco tem insistido também, sejam jovens e não tenham medo de enfrentar os seus medos. Porque na juventude nós temos muitos medos. Às vezes nós ficamos muito preocupados com o que somos, com a cara que temos, com o corpo nosso que está sendo desenvolvido, com os pequenos e grandes amores, com os estudos, o que eu vou ser. Ou seja, sejam fundamentalmente vocês mesmos e desenvolvam, não esqueçam disso os melhores talentos que vocês podem ter no mais profundo do coração. Deus não nos criou para sermos medíocres. Deus nos criou para que possamos ser bons, para sermos cada vez melhores. Ninguém resiste a uma pessoa boa, ninguém resiste àquele que pratica o bem e ninguém resiste a um jovem que é legal, afirmou o bispo diocesano.

A presença do bispo nos quatro decanatos foi recebida por muita alegria e comemorada. Nos quatro congressos o tema central foi a Eucaristia, tendo por base o Ano Eucarístico Diocesano, convocado por Dom Gregório Paixão. “Vamos perseverar ao longo deste ano, levando Jesus Cristo a todas as pessoas. Lembro que este ano é especial. É o ano Eucarístico Diocesano, portanto, peço que vocês vivam profundamente este ano seja pelo sacramento da confissão, seja pela participação da santa missa e naturalmente nos grupos da nossa Diocese” afirmou o bispo.

Durante todo o dia, em cada decanato, os jovens refletiram sobre a Eucaristia, participaram da missa, adoração ao santíssimo e partilharam momentos de alegria. No Decanato São Pedro de Alcântara, o Congresso aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu, na Mosela; no Decanato São José de Anchieta, na Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, em Magé; no Decanato Santa Teresa, no Monte São Miguel Arcanjo, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso; e no Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, na Paróquia São José, em São José do Vale do Rio Preto.

Congresso da Juventude Decanato São José de Anchieta

Congresso da Juventude Decanato Nossa Senhora do Amor Divino

Clique na imagem para ver o álbum de fotos do Congresso no Decanato São Pedro de Alcântara