Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dom Gregório Paixão toma posse como membro do IHGB

04 08 2016 Dom Gregório toma posse no Instituto Geográfico
Clique na imagem e veja outras fotos

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) empossou como sócio honorário, na tarde de quarta-feira, o antropólogo e historiador Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo da Diocese de Petrópolis. A cerimônia aconteceu no gabinete do presidente do IHGB,  Arno Wehling, que entregou a Dom Gregório o diploma e a medalha e em seguida, no plenário do Instituto, o Bispo de Petrópolis fez uma palestra sobre “A Catedral de Petrópolis: Santuário da Memória da Cidade Imperial”.

Em suas palavras de agradecimento pela posse como Sócio Honorário do Instituto, Dom Gregório Paixão falou da história de sua família, que sempre foi o motivo inspirador para que nunca desistisse diante das adversidades da vida. Ele falou sobre as histórias e experiências que sua mãe e seu pai contavam, sobre as dificuldades que viveram quando crianças e os antepassados deles, mas sempre deixaram claro que pelo amor e a educação era possível alcançar grandes conquistas.

O antropólogo e historiador disse que, tudo que conquistou é graças ao exemplo da família, ao esforço e dedicação dos pais e sobretudo, ao amor familiar que sempre esteve presente em sua família, “além é claro e principalmente a presença de Deus em nossas vidas”. Ele também manifestou sua alegria pela presença de muitos amigos, alguns que saíram de Petrópolis, como a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Maria de Fátima Moraes Argon, para participar de seu posse e do Rio de Janeiro que estavam presente durante a palestra sobre a Catedral.

Mais uma vez, com grande entusiasmo e clareza, Dom Gregório Paixão apresentou a história da Catedral São Pedro de Alcântara, destacando entre os muitos fatos, a determinação do Imperador Dom Pedro II, quando da fundação da cidade que no processo de povoamento da Fazenda Córrego Sêco, deveria ser destinado um terreno para construção do Palácio Imperial e para construção da Igreja Matriz. O Bispo chamou atenção ainda para participação de algumas mulheres que, segundo ele foram fundamentais para construção da Catedral, como a Princesa Isabel.

Sempre lembrando que, além das autoridades e personalidades envolvidas na construção da Catedral, a participação do povo também foi fundamental, assim como de diversos padres e do primeiro Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra que concluiu a Catedral.

Além de Dom Gregório Paixão, a sócia honorária do Instituto, Maria Luiza Penna fez uma palestra sobre “João Camillo de Oliveira Torres: O homem interino e a monarquia”. Ela ressaltou diversos momentos da vida e pensamento dele.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Ascom Diocese de Petrópolis’.
Texto e Fotos são de propriedade da Diocese de Petrópolis e dos autores em artigos assinados (Lei de Direitos Autorais). 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
Print