Dom Gregório Paixão recebe Medalha Dom Pedro II

O Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB foi homenageado na manhã do dia 2 de dezembro, quando recebeu a Medalha Dom Pedro II, abrindo as comemorações dos 190 anos de nascimento do Imperador. Ao do bispo diocesano, receberam também a medalha o prefeito Rubens Bomtempo e o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr.

À tarde, o Bispo de Petrópolis participa da abertura do seminário ‘D. Pedro II: História e Memória’, que acontece no Museu Imperial, a partir das 15h, com a presença de historiadores brasileiros. A abertura oficial será a sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS) – do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).  Nos dias 3 e 4 serão ministradas palestras, pela manhã e à tarde, no mesmo local.

Ao receber a medalha das mãos de Dom Manoel de Orleans e Bragança, um dos representantes da Família Imperial, Dom Gregório Paixão agradeceu e ressaltou a importância do Imperador Dom Pedro II para Petrópolis. O Bispo lembrou que, como poucas autoridades, Dom Pedro II soube administrar as criticas que lhe eram feitas e por causa de uma delas contribuiu, assim como sua filha, a Princesa Isabel, de forma direta para construção da Catedral de Petrópolis.

Dom Gregório Paixão agradeceu a homenagem, frisando que a medalha que recebeu é na verdade reconhecimento do trabalho da instituição que representa. Ele também agradeceu ao povo petropolitano, frisando que “me sinto verdadeiramente em casa, como se tivesse nascido de novo naquele 16 de dezembro de 2012, quando assumi o pastoreio desta Diocese. Posso afirmar que me sinto muito realizado e feliz”.

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu a Medalha Dom Pedro II das mãos de Dom Francisco de Orleans e Bragança e o professor Mauricio Vicente da Princesa Cristina de Orleans e Bragança. A solenidade foi conduzida pela presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Adriana (Drica) Madeira Coutinho. Participaram da solenidade a primeira dama do município e chefe de gabinete, Luciane Bomtempo, vários secretários municipais.