Dom Gregório Paixão preside missa da quarta-feira de cinzas na Catedral de Petrópolis

A Igreja Católica celebra hoje a quarta-feira de cinzas, tempo de jejum e abstinência de carne, com imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis durante a celebração. O sentido deste rito é lembrar que viemos do pó. No momento de impor as cinzas os sacerdotes dizem “convertei-vos e crede no evangelho”.

Com esta celebração inicia o tempo da Quaresma, um período em que os católicos são chamados a viver com mais intensidade o jejum, oração e caridade. Além disto, na Igreja no Brasil é o período da Campanha da Fraternidade, que este ano (2022) tem como tema Educação, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbio 31,26).

Na Diocese de Petrópolis, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, preside a missa de cinzas, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, às 19h. Durante a missa, além da imposição das cinzas, ele abre também a Campanha da Fraternidade na Diocese de Petrópolis.

Este ano em Petrópolis, a missa da quarta-feira de cinzas ganha uma importância especial, pois também será o momento de lembrar de todas as vítimas que morreram e sobreviveram à tragédia do dia 15 de fevereiro. Com 232 mortos e cinco desaparecidos, os acontecimentos do dia 15 são a maior tragédia ocorrida em Petrópolis e tem sido tema constante nas intervenções do bispo e sua preocupação, na busca de uma solução para evitar que isto volte a ocorrer.

Como educador, Dom Gregório Paixão considera o tema de grande importância pelo momento que vivemos e pela preocupação com  a formação dos jovens. A Diocese de Petrópolis tem 29 escolas paroquiais conveniadas com a Prefeitura, além de creches e a Universidade Católica de Petrópolis.

O bispo diocesano, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, afirma que a educação tem que estar como prioridade, principalmente devido aos acontecimentos dos últimos dois anos. Quando, por causa da pandemia, a formação escolar e universitária foi prejudicada, atingindo principalmente aqueles que dependem da escola pública.

Como de costume, a missa da quarta-feira de cinzas é celebrada em todas as igrejas católicas, sendo que os horários são diversos, atendendo a demanda das comunidades onde estão inseridas.