Dom Gregório Paixão: “Jesus lavou os pés daquele que iria traí-lo”

Na noite de quinta-feira, dia 14, Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, celebrou a Missa do Lava-pés, na Capela São José, em Quente Quente, Teresópolis, na Paróquia São José e São Charbel, concelebrada pelo administrador paroquial, Padre Bruno Francisco. Após homilia, o bispo lavou e beijou os pés de 12 homens da comunidade, naquele momento representando os 12 apóstolos.

Durante a homilia, Dom Gregório Paixão lembrou que o gesto de Jesus Cristo em se ajoelhar e lavar os pés dos apóstolos não era algo comum na cultura judaica. O bispo explicou que este ato era função de funcionários ou de escravos. Por isso, o ato de Jesus Cristo foi de grande grandeza.

“Jesus, como nos diz o evangelho, coloca um avental e faz aquilo que os escravos faziam com seus senhores. Nenhum judeu em Israel lavava o pé de outro homem. Ninguém se ajoelhava diante do outro, porque este era um trabalho de um funcionário ou escravo. Jesus, Deus, Jesus que estava presente na criação do universo, Jesus que tinha tudo, era o senhor de todos, toma o avental e se ajoelha diante de cada um dos seus apóstolos”.

O bispo, falando sobre os apóstolos, lembra as atitudes de cada um quando Jesus foi preso e condenado à morte. Mas, frisa a atitude de amor de Jesus para com o apóstolo que iria traí-lo, Judas Iscariotes. “Jesus lavou os pés de Judas, lhe dá naquele momento a oportunidade de mudar de vida, mas Judas estava com o coração duro e mesmo Jesus lavando aqueles pés e depois de comer no prato oferecido por Jesus, Judas vai embora para trair”.

Dom Gregório Paixão frisou que a história contada na Sagrada Escritura é real e tem a ver com a história de vida de cada pessoa. “O senhor se inclina diariamente e mostra sua misericórdia para conosco. Como nós tratamos a misericórdia de Jesus, como nós tratamos aquele que nos perdoa sempre, como tratamos aquele que deseja de nós que sejamos capazes de sermos humanos e nem sempre agimos como Jesus nos pede”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print