Dom Gilson Andrade nomeado bispo coadjutor de Nova Iguaçu

A Diocese de Petrópolis, por meio de seu bispo diocesano, Dom Gregório Paixão (OSB), manifesta sua alegria pela nomeação de Dom Gilson Andrade da Silva, bispo coadjutor de Nova Iguaçu.

A Diocese de Petrópolis lhe dá boas vindas no seu retorno ao Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ser um filho espiritual desta região, devido a sua formação sacerdotal ter ocorrido no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde foi reitor e ocupado o cargo até sua eleição para bispo, no dia 27 de julho de 2011.

Cidade do Vaticano

O Santo Padre nomeou bispo coadjutor de Nova Iguaçu, S.E. Dom Gilson Andrade da Silva, até o momento bispo titular de Noba e auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Dom Gilson Andrade da Silva nasceu em 11 de setembro de 1966 no Rio de Janeiro, na arquidiocese de mesmo nome. Completou seus estudos de filosofia no seminário diocesano de Petrópolis (1985-1987) e os de Teologia da Universidade de Navarra, na Espanha (1988-1991). Sucessivamente obteve uma licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma (1997-1999).

Em 4 de agosto de 1991 foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Diocese de Petrópolis, onde ocupou os seguintes cargos: Vice-Reitor (1992-1997; 1999-2004) e depois Reitor (2004-2011) do Seminário “Nossa Senhora do Amor Divino”; Vigário paroquial de “Sant’Ana e São Joaquim” em Petrópolis (1991-1994); Professor de Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis (2000-2011); Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia, Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis (2004-2005); Membro do Conselho Diocesano de Pastoral; Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Em 27 de julho 2011 foi nomeado Bispo titular de Noba e auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de setembro.

Saiba mais sobre Dom Gilson, veja vídeos e fotos de sua ordenação episcopal clicando aqui