O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino celebrou com grande alegria a visita de Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis por sete anos e, atualmente, é bispo emérito da Arquidiocese de Taranto, na Itália.
Com grande alegria, o reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano, agradeceu a visita de Dom Filippo e comentou que foi ordenado sacerdote por ele quando este era bispo em Petrópolis.
A visita foi acompanhada por membros do Movimento Comunhão e Libertação, que estão hospedando Dom Filippo em sua passagem pela Diocese, além dos padres formadores do Seminário e da Diocese de Itaguaí, que têm seminaristas estudando em Petrópolis. A missa, presidida pelo bispo, foi concelebrada pelo reitor, pelo vice-reitor, Padre Tiago José dos Santos Rebello, e pelo reitor do Seminário de Itaguaí, Padre Luís Carlos Zotesso.
Dom Filippo Santoro não escondeu sua alegria pelo encontro, aproveitando o momento para incentivar a vocação. Durante a homilia, falou sobre a importância da disponibilidade para o serviço à Igreja. Partindo de sua própria história, contou aos seminaristas que, após sua ordenação sacerdotal, pensava em ficar em Bari, na Itália, sua terra natal, servindo em alguma paróquia.
“Em determinado momento, fui convidado a vir para o Brasil para ser professor e, com total disponibilidade, aceitei. Era para ficar quatro anos, mas acabei ficando 27”, comentou Dom Filippo.
Durante essas duas décadas e meia, Dom Filippo foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, bispo de Petrópolis e, depois, arcebispo de Taranto, na Itália. Para ele, em todos os momentos, a disponibilidade para o serviço na Igreja deve ser uma característica do sacerdote, desde a vocação até o ministério sacerdotal.