Dom Filippo Santoro celebra 70 anos em Petrópolis

25 07 2018 Missa Aniversário Dom Filippo Santoro
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Dom Filippo Santoro, arcebispo de Taranto, na Itália e ex-bispo da Diocese de Petrópolis, celebrou com grande alegria os seus 70 anos de vida, no dia 24 de julho, quando presidiu a missa de ação de graças, na Capela Nossa Senhora de Sion, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ele agradeceu a presença dos amigos, dos vários sacerdotes, muitos ordenados por ele quando estava em Petrópolis e a presença de Dom Gregório Paixão (OSB), que o sucedeu quanto foi nomeado para Taranto.

Após a missa, no auditório da UCP, Dom Filippo Santoro lançou o seu mais novo livro “Beleza e Ministério na Igreja do Vaticano II”. Ele explicou que o livro é resultado de uma série de artigos e de palestras que fez num curso para bispos quando estava no Brasil. No dia 28 de julho, às 19h, Dom Filippo Santoro fará uma palestra na Academia Petropolitana de Letras, que tem como tema o título do seu livro, quando receberá o título “Membro Emérito” da Academia Petropolitana de Letras.

Na homilia da missa e no auditório, Dom Filippo Santoro ressaltou a importância da amizade e fez um breve relato sobre sua história, quando deixou a Itália para ao vir para o Brasil e quando retornou a sua terra natal. Ressaltando a beleza da amizade, Dom Filippo contou que, no aeroporto na Itália havia muitos jovens e outras pessoas que foram se despedir dele.

“No aeroporto estava cheio de amigos e quando cheguei no Brasil, à noite, estava sozinho. Foi quando disse a Jesus que queria ter os mesmos amigos que tinha na Itália. Quando deixei o Brasil para assumir a arquidiocese de Taranto, não estava mais sozinho, mais tinha muitos amigos. Esta é a beleza, pois Deus sempre cumpre a sua promessa”, afirmou o arcebispo de Taranto.

Dom Gregório Paixão, em nome da Diocese, agradeceu a sua presença e o seu desejo de comemorar os 70 anos de vida em Petrópolis. Dom Gregório manifestou o desejo que outros aniversários sejam comemorados por Dom Filippo e sempre na presença dos amigos da Diocese de Petrópolis.