Diocese intensifica atendimento às vítimas

Com previsão de chuva forte em Petrópolis, na tarde do dia 17 de fevereiro e nos próximos dias, e com milhares de famílias vivendo ainda em situação de risco. A Diocese de Petrópolis, por meio das paróquias e diversos voluntários, está intensificando o atendimento às vítimas e pessoas desalojadas.

No início da tarde do dia 17, o Pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Padre Luis Mello anunciou que vai abrigar famílias na Escola Municipal Monsenhor Gentil. Estas famílias são da Rua Nova, no bairro 24 de Maio, que foram avisados pela Defesa Civil para deixarem as casas por conta do risco de uma pedra rolar.

O bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, na quarta-feira, voltou a percorrer diversos pontos da cidade, prestando sua solidariedade e mantendo contato com os padres. Ele lamentou o que ocorreu em Petrópolis, frisando que a situação é grave, contando que tentou chegar ao Caxambu para estar com as famílias, mas não conseguiu devido a interdição da rua.

Para ele o momento é de muita tristeza e de solidariedade. Dom Gregório Paixão agradeceu o apoio dos padres, religiosos e religiosas, dos leigos consagrados, diáconos permanentes e do grande número de voluntários, tanto que estão atuando nas paróquias quanto os que estão dando apoio às autoridades públicas e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Assistência Social.

Outro problema é a possibilidade de novas pancadas de chuva e com isso, muitas famílias foram orientadas a deixar as residências e buscar abrigos seguros. Todas as paróquias de Petrópolis abriram as portas para atender os desabrigados e aquelas que não receberam ninguém estão empenhadas em recolher as doações e fazer chegar as vítimas.