Dia 1º de setembro é dedicado a oração mundial pelo cuidado com a criação

A Igreja Católica celebrada hoje o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco e que será celebrado em comunhão com a Igreja Ortodoxa, com divulgação também da mensagem do Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I.

O Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB considera a iniciativa do Papa Francisco importante, pois busca levar os cristãos a refletirem sobre o cuidado com a criação e a comunhão com a Igreja de Constantinopla. Para Dom Gregório Paixão, a iniciativa do Papa, por meio de um tema comum, que é a criação, promove a comunhão com a Igreja Ortodoxa, lembrando que esse dia é celebrado há muito tempo pela Igreja de Constantinopla.

Com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa Francisco, segundo o Bispo de Petrópolis, leva a humanidade e principalmente todos os cristãos católicos a refletir com seriedade sobre o meio ambiente e a forma como o ser humano está tratando esse patrimônio natural, de fundamental importância para a sobrevivência humana.

“Nossa Região Serrana é linda. Tem um grande patrimônio natural e nos dá uma alegria muito grande, pois para onde olhamos vemos a beleza da natureza e, por isso, devemos cuidar, preservar e conservar, pois tudo nos foi dado de graça por Deus. Infelizmente o ser humano está agredindo todo esse patrimônio. Rezemos com o Papa Francisco e com Bartolomeu I pelo cuidado com a criação”, frisou Dom Gregório Paixão.

Em seu artigo “Como cuidar de nossa Casa Comum”, o escritor e teólogo Leonardo Boff afirma que “de ano para ano todos os índices estão piorando. Não sabemos quando esse processo destrutivo vai parar ou se transformar numa catástrofe.