A Diocese de Petrópolis dará início à Campanha da Fraternidade 2025 no dia 10 de março, com um evento na Universidade Católica de Petrópolis. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a edição deste ano busca mobilizar fiéis para a reflexão sobre a preservação ambiental e seus impactos na sociedade.
Para ampliar a participação da comunidade, cada decanato da Diocese promoverá eventos reunindo suas paróquias. No Decanato São José de Anchieta, que abrange as paróquias de Magé e Guapimirim, a mobilização ocorrerá no dia 15 de março, no Santuário Jubilar Poço Bento. A programação inicia às 9h e segue até 12h, com uma série de atividades educativas e espirituais.
O evento contará com uma celebração religiosa, exibição de filme, palestra, atividades de arte-educação para crianças e a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica e adubo. A iniciativa visa não apenas fomentar a espiritualidade, mas também conscientizar a população sobre os desafios ambientais, como a redução do volume de água potável, o aumento do desmatamento, chuvas intensas e ondas de calor.

A escolha do Poço Bento como sede da mobilização no Decanato São José de Anchieta se dá por sua beleza natural, ampla área verde e importância histórica. Segundo relatos, o local teria sido palco de um milagre atribuído a São José de Anchieta, que ali ajudou a população a encontrar água durante um período de seca severa.
Além disso, Poço Bento foi escolhido como um dos cinco locais de peregrinação da Diocese de Petrópolis durante o Ano Jubilar de 2025, conforme designação do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que ocorre anualmente durante o período da Quaresma, incentivando fiéis a refletirem sobre questões sociais à luz da fé cristã.