D. Gregório: “Sejamos capazes de amar não apenas aqueles que partiram, mas aqueles que estão aqui”

Frei Augusto Luiz Gabriel

Os frades da Fraternidade Franciscana do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) aderiram ao pedido da Igreja do Brasil e plantaram uma árvore neste dia 2 de novembro em memória das mais de 160 mil vítimas da Covid-19 e em prol do cuidado pela Casa Comum.

Reunidos em frente ao mausoléu interno do convento, o dia começou às 8 horas com a oração do ofício das Laudes. Com velas acesas, os frades fizeram memória e rezaram por inúmeros frades, familiares e conhecidos que faleceram nestes últimos tempos. Além disso, a celebração recordou os frades que na Fraternidade do Sagrado residiram e estão sepultados no cemitério interno da casa, como o Frei Constantino Koser, Frei Fábio Panini, Frei Antônio Moser, Frei Alberto Beckhäuser, Frei Joel Sgarbossa, Frei Luís Reinke e muitos outros. Já há muito tempo uma das missões dos religiosos na Paróquia do Sagrado é fazer a celebração diária das exéquias.

O Bispo da Diocese de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, OSB, escolheu a Igreja do Sagrado Coração de Jesus para celebrar o Dia de Finados. A Santa Missa, às 10 horas, contou com os fiéis obedecendo as normas sanitárias e o coral dos frades estudantes, sob regência do mestre do Tempo da Teologia, Frei Marcos Antônio de Andrade. O pároco Frei Jorge Paulo Schiavini concelebrou a Santa Missa. Tradicionalmente, esta celebração se realiza no Cemitério Municipal, mas neste ano foi cancelada para evitar aglomerações.

“Hoje nosso coração se recorda daqueles irmãos e irmãs que partiram para a eternidade. Desejamos nos colocar diante do Senhor agradecendo por tantos irmãos e irmãs que caminharam conosco. Ao mesmo tempo, queremos colocar ao altar do Senhor as 160 mil vítimas do coronavírus no Brasil, como também do mundo inteiro. Fazemos memória nesta manhã das intenções que cada um traz no seu coração, de modo especial, nossos parentes, amigos e benfeitores”, disse Dom Gregório no início da celebração.

leia matéria completa clicando aqui
Fotos: Comunicação do Convento dos Franciscanos

Fonte: https://franciscanos.org.br/