Comunidade celebra os 165 anos da Paróquia de Santo Antônio

A comunidade católica de Teresópolis celebrou os 165 anos de criação da Paróquia Santo Antônio, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB. Em sua homilia, o bispo destacou que o terreno onde está construída a nova igreja foi doado por um homem, que era anglicano, mas que queria ver ali a lembrança eterna de sua esposa, que era católica, como pode ser visto numa placa que fica ao lado da Igreja.

A missa foi concelebrada pelo Pároco de Santo Antônio, Padre Renato Andrade e pelo Frei Edcarlos, frade capuchinho. Mantendo as orientações sanitárias devido ao Covid-19, a missa foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia, possibilitando uma ampla participação da comunidade.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão destacou alguns pontos da história que levou a fundação de Teresópolis, os primeiros que ali chegaram encontraram alguns indígenas, “mas fundamentalmente conseguiram encontrar o que não imaginavam contemplar com os seus olhos. Encontraram um paraíso maravilhoso pela natureza exuberante, pelas flores que nasciam em todos os cantos, encontraram aqui uma água abundante e uma cordilheira formada por diversos sinais, mas, um fundamental, que apontava para o céu”, referindo-se ao conhecido Dedo de Deus.

De acordo com relato do bispo, com o crescimento da comunidade, houve necessidade de construir uma capela, que foi dedicada a Santo Antônio e posteriormente foi erigida a Paróquia. “Era o ano de 1855, 25 de outubro, e através de uma bela procissão com o Santíssimo sacramento, Padre Severino trouxe a beleza e a graça da glória que haveria de se realizar com o crescimento desta cidade” contou Dom Gregório Paixão, afirmando que “meus irmãos e minhas irmãs. Nós estamos em um solo sagrado, estamos em um lugar abençoado por Deus, um lugar querido e amado por aqueles que construíram para nós a beleza dessa cidade e fundamentalmente a beleza de uma fé que foi sendo transmitida de irmão para irmão pela força do evangelho”.

Quer saber mais e conhecer o trabalho da Paróquia Santo Antônio acesse as redes sociais da paróquia.