Cerca de 180 pessoas participaram da Assembleia do Decanato São Pedro de Alcântara, no domingo, 10 de março, que aconteceu na Paróquia São Sebastião do Indaiá e na qual foi abordada a organização do COMIPA (Conselho Missionário Paroquial). O evento contou também com a presença de diversos sacerdotes, diáconos e religiosas.
A apresentação do COMIPA foi feita por Pe. Carlos Silva de Oliveira, vigário paroquial de São Sebastião do Indaiá, o qual ressaltou a importância deste conselho para a organização da atividade missionária nas Paróquias. “Existem muitas iniciativas nas paróquias, mas é preciso organizar. É preciso ter uma unidade na ação missionária”, explicou o sacerdote.
Pe. Carlos ressaltou ainda a necessidade de haver um “foco”, ou seja, “uma meta pastoral” para as ações missionárias o que, segundo ele, requer além da organização, “disciplina” e “formação”.
Neste sentido, Pe. Renato Gomes de Andrade, pároco de São Sebastião e decano do Decanato São Pedro de Alcântara, apresentou aos participantes como serão os encontros de formação de missionários a serem realizados nas paróquias durante Tempo Pascal. Falou ainda sobre as estruturas das pequenas comunidades e a parte prática da missão, tudo de acordo com material preparado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).
Durante a Assembleia, houve também uma palestra sobre o tema “Ser missionário em pleno século XXI”, com Rogéria Cerqueira. Ela sublinhou que “nossa vida e testemunho não podem estar separados da vida de Jesus”. “Precisamos ser missionários e o melhor serviço que temos a prestar é evangelizar”, afirmou.