Celebrações da Semana Santa com a presença dos fiéis

A partir do domingo, dia 10 de abril, a Igreja Católica entra na Semana Santa, quando celebra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, lembrando os últimos momentos de sua vida antes da ressurreição. Na Diocese de Petrópolis, todas as 47 paróquias pela primeira vez, depois de dois anos de restrições por causa da Covid-19, voltam a celebrar com a presença dos fiéis, seguindo algumas medidas de segurança sanitária.

A programação das celebrações da Semana Santa, entre elas a missa do lava-pés, na quinta-feira, dia 14, celebração da Paixão, dia 15, Vigília Pascal, dia 16 e a missa de Páscoa, assim como encenações dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo e outras celebrações, podem ser conferidas no site da Diocese de Petrópolis (https://diocesepetropolis.com.br/especiais/programacao-da-semana-santa).

Na quinta-feira, dia 14, pela manhã, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, preside, às 9h, a Missa dos Santos Óleos na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Nesta celebração, além da bênção dos óleos para serem usados no sacramento do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, o bispo de Petrópolis fará o encerramento do Ano Jubilar dos 75 de criação da Diocese e a abertura do Ano Eucarístico Diocesano.

A Missa dos Santos Óleos terá ainda a presença de todos os sacerdotes da Diocese de Petrópolis, que num ato de comunhão com o bispo diocesano, renovam os votos de obediência realizados no dia da ordenação sacerdotal. Na noite do dia 14 de abril, em todas as paróquias celebra-se a missa lembrando a última ceia de Jesus Cristo e o ato feito por levar de lavar os pés dos apóstolos.

A partir desta celebração segue toda a programação do Tríduo Pascal, concluído com a missa da Vigília Pascal, no sábado, dia 16, celebrando no domingo a Páscoa, que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A participação dos sacerdotes e fiéis nas celebrações devem seguir o decreto diocesano com as normas para prevenção contra a Covid-19, respeitando também as orientações de cada município, lembrando que a Diocese de Petrópolis é formada por oito municípios (Petrópolis, Teresópolis, Areal, Magé, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e ainda duas paróquias situadas em Três Rios (Bemposta) e Paraíba do Sul (Sebollas).