“Temos necessidade de poetas que possam nos ajudar a amar o mundo, a encontrar palavras de esperança, a retomar uma relação mais saudável e equilibrada com a natureza. Temos necessidade da reserva de humanidade e de visão que os poetas representam.”
O cardeal José Tolentino de Mendonça, teólogo e ele mesmo um poeta, fala com paixão sobre a iniciativa promovida pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, do qual é prefeito, para homenagear os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco. De fato, de 2 a 4 de dezembro, ela fará parte de um grupo de poetas de renome internacional que estarão reunidos no Vaticano, e depois em Assis e Roma, para se deixarem inspirar por aquele texto fundador da literatura italiana, partilhar obras inspiradas nos valores franciscanos, redescobrir por meio da poesia os valores da paz e da fraternidade.
O evento, intitulado Nel nome del Cantico, é organizado em colaboração com o Comitê Nacional Italiano para a Celebração do Oitavo Centenário da Morte de São Francisco e tem como objetivo celebrar o seu legado como figura de ligação entre os povos, custódio da criação e promotor de relações humanas alicerçadas no perdão e na liberdade.
A matéria completa você lê em Cardeal Tolentino: a Igreja tem necessidade dos poetas – Vatican News