Candidatos do diaconato permanente recebem ministério de leitor

“Vocês serão testemunhos vivos da Palavra de Deus na sociedade”, foi o que disse o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, aos 30 homens que estão se preparando para o diaconato permanente e que receberam o ministério de leitor, no domingo, 4.

A instituição do leitorato aconteceu durante Missa presidida pelo Bispo na Catedral São Pedro de Alcântara.

A Santa Missa foi concelebrada pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Monsenhor José Maria Pereira, pelo pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, e diversos padres diocesanos. Contou ainda com a presença de diáconos permanentes da Diocese.

Neste mesmo domingo, teve início o Sínodo dos Bispos sobre a família, no Vaticano. E, em sua homilia, Dom Gregório, refletindo sobre o Evangelho do dia (Mc 10,2-16), falou sobre a importância da família e como a Igreja zela por este que é “um projeto de Deus”.

Partindo da primeira leitura até o Evangelho, o Bispo indicou como “desde o início o projeto de Deus é muito claro”, tendo o Senhor aberto a “história divina através de um casal, Adão e Eva” e também escolhido “um seio familiar para enviar o Seu Filho”.

Falando sobre os futuros diáconos permanentes que estavam recebendo o ministério de leitor, Dom Gregório assinalou que, em meio à reflexão sobre a família, “homens casados se entregam ao Senhor para receber o leitorato”. Segundo o Bispo, eles “proclamarão diante da comunidade a beleza da Palavra de Deus, serão leitores oficiais, mas, principalmente, serão testemunhas vivas desta Palavra na sociedade”.

“Meus queridos irmãos, é uma graça muito grande o que hoje estão realizando. A Palavra de Deus será eficaz se vocês forem capazes de praticar aquilo que lerão”, disse o Bispo convidando-os a ler, meditar, contemplar e pregar a Palavra de Deus.

Ao fim da celebração, Carlos Jardel falou em nome de todos os novos leitores em agradecimento à Igreja, ao Bispo, aos formadores e às famílias.

“Quero agradecer, em nome de todos, o novo ministério a nós concedido de anunciar a Palavra do Senhor. Juntos, agradecemos a graça de fazermos parte desta família”, disse.