Bispos do Regional Leste 1 manifestam apoio a Dom Gregório Paixão

Os bispos do Regional Leste 1 manifestaram apoio ao Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, devido a decisão judicial que determinou o fechamento das igrejas no Município de Petrópolis.  Clique aqui e baixe a nota: LESTE 1 – Nota em Solidariedade a Dom Gregório

NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOM GREGÓRIO PAIXÃO, OSB, BISPO DE PETRÓPOLIS (RJ)

Nós, Arcebispos e Bispos católicos do Estado do Rio de Janeiro, Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, vimos a público apresentar solidariedade a Dom Gregório Paixão, Bispo Diocesano de Petrópolis. Em vídeo divulgado neste dia 22 de dezembro, ele manifestou sua indignação, diante de decisão judicial, ordenando fechamento de templos religiosos justamente na semana da celebração do Natal do Senhor.

Sendo a assistência religiosa um serviço essencial, garantido por lei, nossas Arquidioceses e Dioceses, neste tempo de pandemia, procuraram adaptar seus espaços de culto, seguindo as normas das autoridades sanitárias, a fim de garantir ambientes seguros aos fiéis. Como afirma Dom Gregório, “basta visitar nossas Igrejas para ver que todas as regras são seguidas”.

Além disso, um trabalho contínuo de conscientização acerca das orientações sanitárias tem sido realizado em nossas Igrejas.  Recordamos também que nossas Instituições estão sendo protagonistas de inúmeras iniciativas sociais de solidariedade para com os mais pobres em suas muitas necessidades. Destes e de outros modos temos assumido a nossa responsabilidade social, oferecendo a colaboração que nos corresponde para juntos superarmos esta crise.

Como desde o início da pandemia assumimos com responsabilidade o cuidado das pessoas que frequentam nossos ambientes, causou-nos perplexidade a decisão da 2ª Vara Federal que, acolhendo um pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual ordenou o fechamento de templos religiosos em Petrópolis. Assim, unimo-nos à manifestação de Dom Gregório Paixão e nos solidarizamos a ele e a todos os seus diocesanos, pedindo que seja revogada essa decisão.

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2020.

DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS
Arcebispo Metropolitano de Niterói (RJ)
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB
DOM GILSON ANDRADE DA SILVA