Bispos do Regional enviam mensagem sobre as eleições deste ano

Os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), formada pelas arquidioceses e dioceses do Estado do Rio, divulgaram hoje (dia 15 de outubro) um vídeo onde apresentam as orientações para as eleições municipais deste ano, quando os brasileiros vão eleger prefeitos e vereadores.

Os bispos lembram que as eleições municipais deste ano têm uma relevância particular, pois as pessoas vivem nos municípios onde são aplicadas as políticas públicas. Esta política tem maior impacto no contexto do bem comum e a escolha dos prefeitos e vereadores pode ser determinante para o processo de superação da desigualdade social e melhor qualidade de vida para todos.

Nas eleições municipais deste ano, segundo os bispos, o cenário atual de pandemia no Brasil é um convite para que os fiéis católicos e todas as pessoas de boa vontade façam uma reflexão madura, sobre o exercício consciente da sua responsabilidade cristã/cidadão na construção do bem comum.

Os bispos se utilizam da imagem bíblica do bom samaritano para apresentar uma reflexão ao povo, lembrando que esta imagem nos leva a superar a indiferença diante da dor alheia, estendendo a mão para ajudar. Este gesto faz da caridade a força que devolve a Esperança. Eles lembram que a Doutrina Social da Igreja ensina que a política é uma sublime vocação e uma das formas mais preciosas da caridade porque busca o bem comum.

Assista o vídeo