Bispo diocesano abre o ano jubilar da Diocese de Petrópolis

Durante a Missa do Crisma, celebrada na manhã do dia 1º de abril, na Catedral São Pedro de Alcântara, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, leu o Decreto (Dec. 02 – Ano Jubilar da Diocese) do Ano Jubilar da Diocese de Petrópolis por ocasião dos 75 anos de sua criação. Conforme determinado no decreto, a comemoração se estenderá até o dia 14 de abril de 2022 e durante este período várias comemorações acontecerão nas paróquias.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão lembrou o ano de 13 de abril de 1946, quando o Papa Pio XII deixou seu quarto e foi para o escritório onde assinou a Bula que criou a Diocese de Petrópolis. “A graça se deu através daquela assinatura, mas de uma igreja particular que é a diocese que pertencemos. Dois anos depois chegava aqui o seu primeiro bispo diocesano. São 75 anos que estamos celebrando de uma graça que se dá através do sacramento e do testemunho de todos para que não falte o testemunho de Cristo”, afirmou o bispo.

Os padres respeitaram o distanciamento social

O jubileu tem por objetivo celebrar esta graça e por isso o Vaticano concedeu, “desde que satisfeitas as devidas condições (Confissão sacramental, Sagrada Comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre), especial indulgência plenária àqueles que, desapegados de todo pecado, participarem de suas celebrações, peregrinando à nossa Igreja Catedral e aí tomarem parte nas celebrações jubilares ou aí se colocarem em oração por um espaço de tempo”.

Além da Catedral de Petrópolis, conforme afirmou o bispo e está no decreto diocesano, as indulgências podem ser conquistadas nas igrejas matrizes da Diocese; no Oratório principal do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis; no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Paraíba do Sul; e no recinto do chamado Poço Bento, em Magé, centro de peregrina e devoção a São José de Anchieta.

Na Missa do Crisma, como acontece todos os anos, o bispo diocesano abençoou os óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Além disto, também como ocorre nesta celebração, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais.