Bispo celebra missa pelo aniversário de Petrópolis

16 03 2017 Missa Aniversario de Petrópolis
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

No dia 16 de março, aniversário de Petrópolis, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a missa de ação de graças, na Catedral São Pedro de Alcântara, sendo concelebrada pelo pároco, Padre Adenilson Ferreira e pelo vigário paroquial, Padre Moises Fragoso. Em sua homilia, o bispo destacou a importância do serviço, lembrando que quem está no poder é para servir, frisando que “quando queremos o bem do outro, realizamos o projeto de Deus”.

O Bispo ressaltou ainda que, a responsabilidade por cuidar da cidade, não é apenas das autoridades públicas, mas de todo cidadão e cidadã que quer uma cidade melhor. Por isso, pediu que toda sociedade se una para tornar Petrópolis uma cidade justa e fraterna, onde a beleza natural da Cidade Imperial esteja em harmonia com o bem-estar social do povo.

Dirigindo-se as autoridades pediu que “lutem com todas as forças pelo bem do povo, para que os irmãos e irmãs vivam felizes. Unidos a Deus que cada um seja feliz e que a Palavra de Deus uma todos os irmãos e irmãs”.

Ao concluir sua homilia, Dom Gregório Paixão disse que, ao longo da última semana percorreu diversas comunidades de Petrópolis e conversando com o povo, disse que iria celebrar missa pelo aniversário da cidade e que o prefeito estaria presente. “Ao falar isto para as pessoas, perguntei o que elas gostariam de dizer e a primeira coisa é para que cuide da saúde, pois segundo estas pessoas, é muito ruim ficar doente, procurar assistência e não encontrar”.

A segunda coisa que surgiu na conversa com as pessoas foi o cuidado com a educação, que que segundo o bispo é fundamental para o desenvolvimento da cidade. A terceira, foi um pedido do Instituto Histórico de Petrópolis por meio do bispo, para que Petrópolis volte a ser conhecida como a cidade das hortênsias. “Cuidar do belo é também um dever, pois uma cidade bela traz alegria, por isso peço que colabore para que esta beleza seja restaurada”.

Participaram da celebração, o prefeito da cidade, Bernardo Rossi, o vice-prefeito, Albano Filho, o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, todos acompanhados de suas esposas, além de secretários e membros do governo. A missa contou com a presença dos representantes da Família Imperial de Petrópolis, Dom Manuel de Orleans e Bragança e a princesa Cristina Maria de Orleans Bragança. Também estavam presentes, membros do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), tendo à frente a presidente do instituto, Maria de Fátima Moraes Argon, além de diversas autoridades civis e militares.