A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou do Jubileu da Educação, que aconteceu em Roma, entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, com o tema “Constelações de Esperança”, reunindo mais de 20 mil educadores e estudantes de diversos países. Entre os participantes, representando a Comissão e, como ela afirmou, a Diocese de Petrópolis, a professora Maria Beatriz, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Raiz da Serra.
Além dela, representaram a Comissão Dom Francisco Agamenilton Damascena, bispo Referencial do Setor Educação; Dom Carlos Lema Garcia, bispo Referencial para o Setor Universidades; e os assessores, Padre Júlio Resende e Padre João Paulo dos Santos Silva.
O evento, que integra o calendário do Jubileu 2025, propõe uma reflexão global sobre o papel transformador da educação e celebra os 60 anos do decreto conciliar Gravissimum Educationis, documento fundamental do Concílio Vaticano II sobre a educação cristã.
A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB foi convidada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano para apresentar as iniciativas realizadas no Brasil no âmbito do Pacto Educativo Global e o acompanhamento das escolas católicas e públicas.
No Espaço São Pio X, onde se concentram as atividades expositivas, 25 instituições internacionais apresentaram suas experiências e missões no campo educativo. A CNBB, em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), compartilhou dados sobre o cenário educacional brasileiro e evidenciou o papel da Igreja em inspirar políticas públicas e fortalecer a identidade e a missão das escolas católicas.
Fonte: CNBB








