Assembleia do Decanato São Pedro de Alcântara reúne representantes das pastorais e movimentos

O dia de São Vicente de Paula (27/09), na Diocese de Petrópolis, foi marcado pela realização da Assembleia de Decanato do Plano Pastoral de Conjunto, que teve como ponto central o documento sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. Nos quatro decanatos aconteceu à assembleia, quando, além do documento, os representantes das pastorais e movimentos paroquiais tiveram a oportunidade de discutir os trabalhos realizados e apresentar propostas para 2016.

No Decanato São Pedro de Alcântara os trabalhos foram coordenados pelo Decano, Padre Nerel Quirino Damasceno, pároco de Santo Tomás de Aquino. O tema da misericórdia, com apresentação de uma síntese da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus, foi apresentado pelo Padre Luís Garcia Mello, Vigário Paroquial de São Judas Tadeus, Mosela.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Padre Luis, além de apresentar alguns detalhes do documento, levou os participantes a fazerem uma reflexão sobre a importância da misericórdia que deve ser praticada diariamente por todo cristão. Aproveitando o texto do documento do Papa, Padre Luis chamou atenção para necessidade urgente de ensinar e estimular nas crianças, durante a catequese, as obras de misericórdia corporal e espiritual, frisando que todo cristão deve praticá-las.

Na Bula, o Papa Francisco chama atenção para importância do Sacramento da Reconciliação, para que volte a ser praticado por todos os cristãos. Padre Luiz Mello chamou atenção para o fato de que na Diocese de Petrópolis a prática da confissão é uma realidade, citando que muitas pessoas procuram os sacerdotes para confissão individual, o que em sua opinião é algo bom do trabalho de espiritualidade orientado, vivido e praticado na Diocese.

Após a palestra, ocorreu a divisão de grupos por pastorais e movimentos, quando voltaram a serem discutidos temas debatidos nas assembleias paroquiais. Padre Nerel solicitou que a lista com os nomes, dos representantes das Pastorais Paroquiais que vão para a Assembleia Diocesana, no dia 14 de novembro, assim como o relatório das paróquias, seja entregue na Mitra Diocesana (Rua São Pedro de Alcântara, número 12), pedindo para ser colocado na pasta da Paróquia Santo Tomás de Aquino.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print