Assembleia do Decanato São Pedro de Alcântara reúne representantes das pastorais e movimentos

O dia de São Vicente de Paula (27/09), na Diocese de Petrópolis, foi marcado pela realização da Assembleia de Decanato do Plano Pastoral de Conjunto, que teve como ponto central o documento sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. Nos quatro decanatos aconteceu à assembleia, quando, além do documento, os representantes das pastorais e movimentos paroquiais tiveram a oportunidade de discutir os trabalhos realizados e apresentar propostas para 2016.

No Decanato São Pedro de Alcântara os trabalhos foram coordenados pelo Decano, Padre Nerel Quirino Damasceno, pároco de Santo Tomás de Aquino. O tema da misericórdia, com apresentação de uma síntese da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus, foi apresentado pelo Padre Luís Garcia Mello, Vigário Paroquial de São Judas Tadeus, Mosela.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Padre Luis, além de apresentar alguns detalhes do documento, levou os participantes a fazerem uma reflexão sobre a importância da misericórdia que deve ser praticada diariamente por todo cristão. Aproveitando o texto do documento do Papa, Padre Luis chamou atenção para necessidade urgente de ensinar e estimular nas crianças, durante a catequese, as obras de misericórdia corporal e espiritual, frisando que todo cristão deve praticá-las.

Na Bula, o Papa Francisco chama atenção para importância do Sacramento da Reconciliação, para que volte a ser praticado por todos os cristãos. Padre Luiz Mello chamou atenção para o fato de que na Diocese de Petrópolis a prática da confissão é uma realidade, citando que muitas pessoas procuram os sacerdotes para confissão individual, o que em sua opinião é algo bom do trabalho de espiritualidade orientado, vivido e praticado na Diocese.

Após a palestra, ocorreu a divisão de grupos por pastorais e movimentos, quando voltaram a serem discutidos temas debatidos nas assembleias paroquiais. Padre Nerel solicitou que a lista com os nomes, dos representantes das Pastorais Paroquiais que vão para a Assembleia Diocesana, no dia 14 de novembro, assim como o relatório das paróquias, seja entregue na Mitra Diocesana (Rua São Pedro de Alcântara, número 12), pedindo para ser colocado na pasta da Paróquia Santo Tomás de Aquino.