Agentes da Pascom devem ter uma vida de oração

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis realizou entre os dias 13 e 20 de setembro, o seu 10º Mutirão de Comunicação (Muticom) e pela primeira vez, totalmente on-line por causa da pandemia causada pelo Covid-19. O tema central do Muticom foi “A vivência da fé na era digital” e contou com participações como a do Padre Andrey Nicioli, coordenador do Grupo de Espiritualidade da Pascom Nacional.

O 10º Muticom se encerrou no dia 20 de setembro, deixando como marca principal o apelo feito pelos palestrantes para que os agentes da comunicação tenham uma vida de espiritualidade e se preocupem mais em comunicar para comunidade onde estão inseridos, as paróquias. Com relação a vida de espiritualidade é preciso que o agente da Pascom, assim como qualquer cristão, participe da missa, faça uma boa confissão, tenha momento de oração e leitura da Sagrada Escritura e acima de tudo, tenha uma intimidade com Deus.

Na mensagem final dirigida aos agentes da Pascom, Padre Alexandre Brandão, Assessor Eclesiástico da Pascom da Diocese, lembrou a palavra do Padre Andrey sobre o fato dos agentes de comunicação rezarem pouco. Ele destacou que não basta apenas transmitir a missa ou outros momentos de oração, é preciso que o agente da Pascom também participe, reze e tenha uma vida de oração.

Na sua mensagem aos agentes da Pascom, Dom Gregório Paixão, OSB, ao abrir o Muticom agradeceu todo o trabalho realizado pelos agentes nas paróquias ajudando os padres a se comunicarem com os fiéis pelos meios de comunicação. Ele, assim como Padre Brandão, incentivou que o trabalho continue e que a partir de agora é preciso colocar em prática tudo que foi discutido e apreendido durante o Muticom.

Além do Padre Andrey Nicioli, o encontro que aconteceu durante a semana, sempre às 20h, contou ainda com a participação de Fabiano Fachini, coordenador de mídias sociais da Rede Século XXI, do Padre Arnaldo Rodrigues da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Andréa Gripp, ex-coordenadora da Pascom no Regional Leste 1.

Além deles, a Muticom contou com palestras e oficinas com o Padre Guilherme Santos, Vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino e Filipe Massi, um dos integrantes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Areal.

O Muticom foi aberto pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que presidiu a Santa Missa no dia 13, e encerrado pelo Assessor Eclesiástico da Pascom, Para Alexandre Brandão, com um momento de espiritualidade com o terço da misericórdia cantado, Adoração ao Santíssimo e a Santa Missa.

Todos os momentos foram transmitidos ao vivo pelo canal da Pascom no Youtube e com a participação dos agentes de várias paróquias da Diocese e de outras regiões do país.

Você pode conferir tudo assistindo os vídeos clicando aqui