Sacerdotes da Diocese de Petrópolis participam de encontro do Regional Leste 1 da CNBB

Pe. Manoel Gouvêa, Pe. Paulo Cesar, Dom José Maria Pereira, Pe. Pedro Paulo e Pe. Carlos Caridade

Evento, realizado em Raposo, distrito de Itaperuna (RJ), promoveu momentos de formação e reflexão sobre a Pastoral Presbiteral.

Sacerdotes da Diocese de Petrópolis participaram, entre os dias 7 e 9 de setembro, do Encontro de Presbíteros do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve como um dos principais objetivos dinamizar a Pastoral Presbiteral nas dioceses que integram o regional.

Representaram a Diocese de Petrópolis o padre Paulo César, vigário-geral da Diocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá; o padre Pedro Paulo, reitor da Universidade Católica de Petrópolis e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Areal; o padre Carlos Caridade, administrador paroquial da Paróquia Santo Tomás de Aquino, no Retiro; e o padre Manoel Gouvêa, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Teresópolis.

A acolhida aos participantes aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Raposo, distrito de Itaperuna, na Diocese de Campos. O encontro contou com a presença de dom José Maria, bispo referencial para os presbíteros do Regional Leste 1 e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A organização e a coordenação do evento ficaram sob a responsabilidade do padre Rogério Cabral, da Diocese de Campos, atual presidente da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP).

Também participou do encontro o padre Diego Carvalho, da Arquidiocese de Vitória (ES), presidente da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Ao lado de dom José Maria, ele conduziu palestras formativas para os sacerdotes presentes, abordando temas relacionados à vida e à missão presbiteral.

Como parte da programação, na quarta-feira, dia 9, os sacerdotes participaram de uma peregrinação à réplica da casa de Nossa Senhora de Éfeso, localizada em Natividade, cidade vizinha ao distrito de Raposo.

O momento proporcionou aos participantes uma experiência de espiritualidade, oração e convivência fraterna, encerrando a programação do encontro regional.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *