Visita Pastoral: Dom Joel com os consagrados e consagradas afirma que a essência do testemunho cristão está na proximidade, acolhimento e no amor fraterno

O terceiro dia da Visita Pastoral ao Decanato São Pedro de Alcântara, realizado em 25 de outubro, foi encerrado com um encontro especial entre Dom Joel Portella Amado e os consagrados e consagradas do decanato, no Colégio Santa Catarina. Acompanhado pelo diácono Anderson Sales dos Santos e pelo decano, Monsenhor Luiz Mello, o bispo diocesano expressou sua gratidão pela significativa presença dos religiosos e religiosas na vida da Diocese de Petrópolis.

Durante o encontro, Dom Joel destacou a importância do testemunho e da comunhão entre os carismas como resposta concreta aos desafios enfrentados pela Igreja nos dias de hoje. “A resposta está no testemunho e na comunhão dos carismas”, afirmou o bispo, reforçando que somente por meio da unidade e da vivência autêntica da fé é possível alcançar aqueles que, embora creiam em Deus, não se sentem representados pela Igreja.

Em sua fala, Dom Joel recordou um trecho dos Atos do Apóstolos, que deve inspirar a missão e a vida de todos aqueles que são discípulos/missionários de Jesus: “Vejam como eles se amam”. Para o bispo, essa é a essência do testemunho cristão: a proximidade, o acolhimento e o amor fraterno.

Os religiosos e religiosas também partilharam suas experiências e desafios, entre eles a sobrecarga de atividades, que muitas vezes dificulta a participação em missões e outras ações pastorais. Houve ainda uma reflexão sobre a necessidade de uma nova compreensão do ser Igreja: não mais uma Igreja que espera, mas uma Igreja que vai ao encontro. Inspirado pelo pensamento do Papa Francisco, Dom Joel enfatizou a urgência de vivermos “o sacramento da proximidade”.

Ao final do encontro, Dom Joel convidou os consagrados e consagradas a colaborarem na preparação das comemorações pelos 80 anos da Diocese de Petrópolis, que serão celebrados ao longo de 2026. Ele destacou que essa celebração será guiada por três palavras-chave: gratidão, compromisso e santidade.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *