No terceiro dia da Visita Pastoral ao Decanato São Pedro de Alcântara, durante à tarde, Dom Joel Portella Amado, acompanhado de padres e diáconos, presidiu a missa na Capela do Hospital Santa Teresa, dando início às celebrações pelos 150 anos do hospital, que serão comemorados em março de 2026. Na mesma celebração, o bispo teve um breve encontro com agentes da Pastoral da Saúde que atuam no Santa Teresa e em outros hospitais da cidade, visitando os doentes.
Na homilia, o bispo diocesano falou sobre a importância da visita pastoral e da escolha por realizá-la por decanato, e não por paróquia, reafirmando que a geografia da Diocese permite que ele esteja próximo das comunidades paroquiais. Ele voltou a reforçar a compreensão de paróquia como território, e não apenas como a Igreja Matriz.
Partindo das leituras da missa e da celebração da festa de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, OFM, lembrando as “pílulas de Frei Galvão” — pedaços de papel com um versículo bíblico —, Dom Joel destacou a importância de todos se alimentarem da Palavra de Deus. “Deixe que a Palavra de Deus trabalhe em você”, afirmou, lembrando que essa foi a intenção do santo ao entregar as pílulas a muitos doentes, dos quais muitos foram curados.
Ainda tendo Frei Galvão como exemplo, Dom Joel falou sobre a diversidade de carismas, afirmando que, na variedade dos carismas, se manifesta o caminho da santidade. Lembrou que todos somos pecadores, “mas a graça de Deus nos eleva”.







