Comunidade de Bemposta Celebra 170 Anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição está em festa, celebrando seus 170 anos. No dia 2 de outubro, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidiu a missa, concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Francisco Tomé da Silva, e pelos padres que passaram pela comunidade de Bemposta: Padre Pedro Paulo, Padre José Celestino e Padre Joni Ellison Muniz Batista.

A comunidade de Bemposta manifestou sua alegria com a presença do bispo, não apenas para celebrar os 170 anos da Paróquia, mas também pelo aniversário natalício de Dom Joel, celebrado no mesmo dia. Uma mensagem de agradecimento ao bispo foi lida por um membro da comunidade, ressaltando: “Dom Joel, somos privilegiados por estarmos comemorando esta data tão especial em nossa comunidade, que são os cento e setenta anos da paróquia que se manteve viva todos estes anos, salvando e santificando almas, e o vosso aniversário natalício. Dentre todas as bênçãos de Deus, a mais linda é o dom da vida com o qual somos presenteados ano após ano. E quem recebe o presente somos nós, com a vossa ilustre presença”.

Na mensagem, a comunidade ressaltou a missão do bispo, que é “ensinar, santificar e governar, pois o bispo é um líder religioso, sucessor dos apóstolos, um guardião da fé, mas o seu presbiterato e episcopado nos enchem de orgulho”. A comunidade ainda destacou a experiência de Dom Joel e suas qualidades, ressaltando sua capacidade de liderança. A mensagem na íntegra está no final da matéria.

Dom Joel, em sua homilia, destacou a importância de reconhecer a paróquia não apenas como um edifício, mas como uma comunidade viva e madura. Ele ressaltou a gratidão que devemos ter a Deus por nos proporcionar uma casa e uma família espiritual. Ele questionou: “O que temos a agradecer a Deus? O que se espera de nós?” Essas perguntas nos levam a refletir sobre nosso papel e responsabilidades dentro da comunidade.

Muitas vezes, a paróquia é confundida com o prédio físico da igreja. No entanto, Dom Joel enfatizou que a verdadeira essência da paróquia está na comunidade de fiéis. “A paróquia é muito mais do que um prédio; é a Igreja gente, a Igreja comunidade”, afirmou. Ele comparou a relação entre comunidade e prédio à relação entre família e casa, destacando que a família é sempre mais importante. “Uma Igreja prédio vazia é como uma casa sem moradores”, refletiu.

A celebração dos 170 anos é também um momento para reconhecer o papel da Igreja como um lugar de acolhimento e amor. “Na Igreja, temos uma casa e uma família”, disse Dom Joel, lembrando que a paróquia deve ser um espaço de portas abertas, pronto para acolher e interrogar.

Em sua homilia, Dom Joel mencionou a celebração do dia do Anjo da Guarda, destacando a proteção e o cuidado que Deus oferece através de seus anjos. Ele encorajou a comunidade a ser um sinal do amor de Deus, uma comunidade madura e sólida, que irradia amor e acolhimento.

Mensagem para o Bispo, Dom Joel

Dom Joel Portella Amado, somos privilegiados por estarmos comemorando esta data tão especial em nossa comunidade, que são os cento e setenta anos da paróquia que se manteve viva todos estes anos, salvando e santificando almas, e o vosso aniversário natalício. Dentre todas as bênçãos de Deus, a mais linda é o dom da vida com o qual somos presenteados ano após ano. E quem recebe o presente somos nós, com a vossa ilustre presença.

Sua missão é “ensinar, santificar e governar”, pois o bispo é um líder religioso, sucessor dos apóstolos, um guardião da fé, mas o seu presbiterato e episcopado nos enchem de orgulho. Sua vasta experiência enriqueceu a nossa diocese com sua simplicidade, leveza nas palavras e no agir.

Um homem de rara inteligência, qualidades imensuráveis e com grande capacidade de liderança que, como consequência, foram reconhecidas pela Igreja no Brasil, sendo um exemplo de pastor dedicado nos longos anos vividos na metrópole carioca, além de sua sabedoria evidenciada no empenho acadêmico. Por todos os atributos, pelo amor, pela dedicação e zelo que a missão lhe foi confiada pelo Santo Padre.

Hoje, rogamos a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, para que o vosso ministério seja fecundo e fonte das alegrias celestes para o rebanho que lhe foi confiado.

Não foi por acaso que hoje a igreja celebra os Santos Anjos da Guarda com a frase: “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde teu caminho e te conduza ao lugar que te preparei”. Creia que este anjo se faz presente em todo o vosso caminhar e em toda a missão que lhe foi confiada com o lema que reflete a sua missão: “Tudo para todos em favor do Evangelho”.

Que neste dia especial, a luz divina continue a guiar os vossos passos e a iluminar sua liderança com todo o amor e respeito que lhe foi confiado.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e todas as comunidades lhe parabenizam e desejam que a vossa vida seja constantemente presenteada pelas bênçãos de Deus Pai e que a paz e a sabedoria de Deus o acompanhem sempre, e que a vossa vida continue sendo uma inspiração para todos nós.

Um feliz e santo aniversário. São os votos de toda a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Três Rios, 02 de outubro de 2025.

Missa 170 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Bemposta_Foto Rogerio Tosta

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *