Na manhã de quinta-feira, 27 de março, a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, foi agraciada com a visita pastoral de Dom Joel Portella Amado, Bispo Diocesano de Petrópolis. Acompanhado pelo Padre Rodrigo Alberti, decano do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino e pelo Padre Agnaldo Andrade dos Santos, pároco de Nossa Senhora de Fátima, Itaipava, Dom Joel percorreu os espaços escolares, conheceu as atividades pedagógicas desenvolvidas e abençoou alunos e educadores.
A instituição está localizada na Estrada Ministro Salgado Filho, Vale do Cuiabá –, no espaço do Centro Educacional Pró-Saber. Atualmente, atende 182 crianças, do 4º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em regime de tempo e educação integral.
Além das turmas regulares, o espaço também abriga atividades voltadas ao Integral II, voltadas para adolescentes que já concluíram o 5º ano e retornam à escola no contraturno da unidade de ensino regular que frequentam.
As crianças e adolescentes participam de diversas atividades complementares, como Artes, Esportes, Teatro, Inglês, Casa de Leitura, Informática, Orquestra e Educação Ambiental. Esta última é realizada no Canto de São Francisco, uma extensa área ao ar livre que funciona como uma verdadeira sala de aula ecológica e museu natural.
A visita de Dom Joel teve início na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, o bispo passou por diferentes ambientes escolares, interagiu com alunos e educadores e participou de uma reunião com a equipe administrativo-pedagógica. Durante o encontro, foram apresentados os projetos pedagógicos, a metodologia aplicada pela instituição e o histórico da escola.
Dom Joel também visitou a Capela de Santa Terezinha, além de conhecer o Canto de São Francisco, onde assistiu a atividades realizadas por outras turmas. Na ocasião, a Camerata da escola interpretou a música “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.
A visita pastoral foi encerrada com uma bênção especial do bispo a todos os presentes, junto à imagem de São Francisco de Assis.
Fotos e informações: Pascom – Paróquia Nossa Senhora de Fátima