Nascido em 16 de junho de 1965, na cidade de Magé, no estado do Rio de Janeiro, Pe. Paulo César Rodrigues Magalhães foi nomeado e assumiu o cargo de Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, no dia 24 de março de 2025, durante a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, com a presença do Bispo Titular de Sigus e eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, Monsenhor José Maria Pereira.
Com uma caminhada de fé e dedicação à vida sacerdotal, Pe. Paulo César, depois de realizar seus estudos no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, foi ordenado sacerdote no dia 4 de dezembro de 1994, na Diocese de Petrópolis, marcando o início de seu ministério sacerdotal a serviço da Igreja da comunidade diocesana.
Logo após sua ordenação, Pe. Paulo César exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira, Petrópolis, e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Venda Nova, Teresópolis. Por um tempo, exerceu seu ministério sacerdotal como Capelão Militar e ao retornar a Diocese, assumiu como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá, Magé.
Seu compromisso com a Igreja se reflete também em sua atuação como membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, colaborando ativamente nas decisões e direções da Diocese.
Demonstrando profundo zelo pela proteção e dignidade humana, integra a Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Adultos em Situação de Vulnerabilidade. Sua dedicação a Igreja, ao serviço pastoral e sua preocupação com a formação e o bem-estar da comunidade fazem dele uma referência, contribuindo significativamente para a evangelização e a construção de uma Igreja acolhedora e comprometida com os valores cristãos, com grande amor a Jesus Eucarístico.