Pesquisar
Close this search box.

Diocese celebra os 70 anos de vida de Dom Joel

Na noite de 4 de outubro, a Diocese celebrou uma missa em ação de graças pelos 70 anos de vida do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. O evento contou com a participação de padres, religiosos, religiosas e fiéis. A homilia foi conduzida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, que transmitiu felicitações dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB. Ele destacou que “neste dia festivo, podemos afirmar que cada passo desses 70 anos pertence a Deus, e esses numerosos dias foram vividos no serviço ao Evangelho e na dedicação ao povo”.

O reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, expressou sua alegria em receber todos no Seminário para agradecer a Deus pelos 70 anos de Dom Joel. Ele também ressaltou a presença significativa de padres e leigos na celebração do aniversário.

Ao final da missa, o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria, em nome da Diocese e do Clero Diocesano, compartilhou uma mensagem de alegria por celebrar o aniversário do bispo, lembrando que a data original foi 2 de outubro, mas Dom Joel estava em Roma participando do Sínodo dos Bispos. “Toda a Diocese de Petrópolis, unida, eleva aos céus uma prece de louvor ao eterno Deus pela vida de nosso querido pastor. O seu aniversário nos reúne hoje ao redor do altar do cordeiro de Deus”, afirmou Monsenhor José Maria, destacando que a vida de Dom Joel é dedicada “não para si, mas para o povo de Deus”.

Representando a Diocese de Petrópolis, os monsenhores Geraldo Policarpo, Antônio Motta e Luiz Mello, presentearam Dom Joel em comemoração ao seu aniversário. A missa, realizada na capela do Seminário, contou com a presença de diversas autoridades, amigos e fiéis.

Dom Joel agradeceu as demonstrações de carinho e reafirmou que “a Diocese de Petrópolis, todo o seu povo, foi um grande presente que recebi”. Sobre a data de seu aniversário, 2 de outubro, e a missa de ação de graças, ele comentou: “Dia 2 de outubro, 4 de novembro, não importa. A vida não é contagem de tempo. A vida é a capacidade de ver cada coisa, cada momento, como graça, como ação de Deus e procurando responder”.

Ao expressar sua gratidão, Dom Joel lembrou que no dia 9 de novembro completará oito meses desde sua posse na Diocese e repetiu as palavras ditas em 9 de março: “Naquele dia, chamei a todos por aquilo que realmente somos, irmãos e irmãs. Eu coloquei isso também diante do altar. E eu lembrava daquela missa de posse, vendo hoje a missa que estamos celebrando. Naquela missa, no silêncio do coração, pedi a Deus algo. Senhor, me dá a graça de conhecer cada rosto, me dá a graça de conhecer cada coração, cada vida. Hoje, vendo vocês, não posso dizer que já identifico cem por cento dos rostos. Sou limitado, vocês sabem disso, não guardo nomes, tenho dificuldades com isso. Mas como é bom perceber que ao longo desses oito meses, já consigo identificar com gratidão tantos rostos, lembrar de tantas coisas que já fizemos juntos”.

« de 4 »

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ