O Simpósio sobre Espiritualidade Missionária foi aberto na sexta-feira e termina hoje em Nogueira

Com missa presidida por Dom Joel Portella Amado, na sexta-feira à noite, foi aberto o Simpósio de Espiritualidade Missionária na Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira, Petrópolis. O evento se encerra hoje, dia 22, com a presença do presidente do Regional Leste 1, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e do bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula Souza, com missa marcada para as 11h.

O Simpósio, realizado pelo Regional Leste 1 por meio do Conselho Regional Missionário (Comire), foi orientado pela Irmã Regina da Costa Pedro, diretora do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e membro do Comitê Supremo das POM. “A importância do Regional Leste 1 ter decidido realizar um simpósio sobre espiritualidade missionária mostra claramente que estamos avançando na compreensão dos fundamentos do que significa ser missão em uma igreja sinodal”, afirmou Irmã Regina.

A irmã ressaltou ainda a importância de promover um encontro que reúna leigos, religiosos, padres e seminaristas para refletir sobre a missão a partir do encontro com Jesus Cristo. “A escolha do tema reflete a compreensão de que a missão em uma igreja sinodal só pode ser efetiva quando enraizada no encontro pessoal com Jesus, que nos escolhe, chama e envia para sermos testemunhas do seu evangelho”, comentou Irmã Regina.

Dom Joel agradeceu a presença de todos e o empenho do Padre Jovane Carmo, que organizou o Simpósio em sua paróquia, destacando a alegria proporcionada pela realização do evento e a importância do tema “Espiritualidade Missionária”.

Padre Jovane Carmo explicou que o Simpósio Missionário foi uma iniciativa do Conselho Regional Missionário (Comire) do Leste 1, com o objetivo de promover um momento de formação, diálogo e crescimento para os participantes. Ele destacou que o tema é muito importante, pois vivemos em uma igreja em saída, e por isso há a necessidade de refletir sobre a espiritualidade missionária.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br