O Custo da Negligência: a Miopia e o Uso Excessivo dos Smartphones

Pe. Anderson Alves

Ainda de acordo com Spitzer, em “A epidemia do smartphone”, estimativas recentes indicam que, no ano de 2050, metade da população mundial será atingida pela miopia. Segundo um estudo realizado em Singapura, o tratamento da miopia custa 709 dólares americanos por ano, por pessoa. Se isso for multiplicado pela metade da população mundial, que deve ser de 10 bilhões em 2050, obtém-se o custo de 7 trilhões e 90 bilhões de dólares por ano para tratar apenas a “miopia adquirida”. Além disso, como um míope em cada dez tem alto risco de cegueira, os custos adicionais serão muito maiores.

Por isso, os países mais afetados pela miopia estão fazendo grandes esforços para combatê-la. O maior número de míopes atualmente está na China. O percentual de jovens mais afetados pela miopia está na Coreia do Sul, onde 90% dos jovens adquiriram a doença. Na China, 80% dos jovens têm miopia, mas sua população é de cerca de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, enquanto a Coreia do Sul tem apenas 52 milhões de habitantes. Portanto, 1 bilhão e 120 milhões de chineses possuem miopia (dados de 2018), o que os leva a enfrentar com seriedade o problema. No Brasil, estima-se que 40% dos jovens são míopes.

No fundo, é teoricamente fácil combater a miopia. Deve-se passar mais tempo ao ar livre e olhar por longos períodos para grandes distâncias. Isso é mais fácil de dizer do que fazer, visto os hábitos adquiridos pelos jovens na atualidade: fazem pouca atividade física, caminham pouco ao ar livre e passam muito tempo diante de telas, especialmente do smartphone.

Recapitulando: a miopia surge quando se exercita muito pouco a visão à distância durante a infância e a juventude (até os 25 anos), período em que se desenvolve o sistema visual humano. Hoje, os jovens passam muito mais tempo em ambientes fechados do que ao ar livre e usam as mídias digitais por um período muito elevado (cerca de 6 horas por dia). O smartphone é o aparelho mais utilizado pelos jovens e é o mais nocivo, por possuir uma tela muito pequena e ficar a pouca distância dos olhos. Tudo isso aumenta a incidência da miopia entre os jovens, assumindo dimensões epidêmicas em alguns lugares (por atingir boa parte da população de um povo) ou pandêmicas (quando afeta toda a população jovem de uma nação).

Se não modificarmos nosso comportamento, até o ano de 2050 estaremos diante de uma pandemia de miopia que atingirá metade da população mundial. Atualmente, 90% dos jovens da Coreia do Sul são afetados pela miopia, e mais de 1 bilhão de jovens chineses são vítimas da mesma enfermidade. Além disso, 10% dos míopes têm alta probabilidade de se tornarem cegos, o que causaria custos exorbitantes aos países e danos significativos às pessoas afetadas e aos seus familiares.

A miopia é uma doença principalmente adquirida (em 97% dos casos) e pode ser combatida por uma mudança de hábito relativamente simples: basta que os jovens passem mais tempo ao ar livre, acostumem-se a olhar à distância e abandonem o uso excessivo das telas, especialmente o smartphone. Isso é o que a ciência diz, mas o mercado não está interessado em divulgar essas informações ou, para alguns, pode parecer mais cômodo ignorá-las. Entretanto, pagaremos em breve o custo pela nossa negligência.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br