Diocese de Petrópolis participa do Fórum sobre atuação em relação a desastres ambientais

A Diocese de Petrópolis marcou presença no Fórum sobre atuação em relação a desastres ambientais, no dia 20 de julho, no Rio, promovido pela Província da Arquidiocese São Sebastião, Rio de Janeiro, em parceria com o Regional Leste 1 da CNBB. Durante o evento, os representantes da Diocese apresentaram o relatório sobre a atuação durante a tragédia de 2022 em Petrópolis.

A Diocese foi representada pelo coordenador de Projetos e da Presença Samaritana, Diácono Permanente Marco Carvalho e pela Assistente Social da Mitra, Gisele de Freitas Carvalho, que apresentaram os dados sobre o atendimento às vítimas durante e pós tragédia. O assessor de imprensa da Diocese, Rogerio Lima Tosta também participou do encontro e da discussão nos grupos de trabalho.

O Fórum, que terá continuidade com o desenvolvimento de ações, após reunião dos bispos do Regional Leste 1, conforme disse o presidente do Regional, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e o Cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta, foi importante para mostrar uma realidade parecida em várias regiões do Estado. O Fórum foi coordenado por um grupo de trabalho que teve à frente o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira e o Tobias Tomines, Coordenador Regional das Pastorais Sociais.

Durante o encontro outros temas foram apresentados, como a “Educação socioambiental e prevenção contra desastres climáticos”. O objetivo é promover uma articulação entre as arquidioceses e dioceses, respeitando a realidade de cada uma, mas atuando de forma conjunta na prevenção aos desastres ambientais e nas ações de ajuda às vítimas.