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A Imagem de Deus se Encontra na Alma Segundo os seus Atos? – Pe. Anderson Alves

Na Suma Teológica (I, q. 93, a. 7), Santo Tomás de Aquino explora a questão da imagem de Deus na alma, considerando se essa imagem reside nos atos da alma. Aparentemente, isso poderia não ser o caso, pois, segundo Santo Agostinho, o homem foi criado à imagem de Deus na medida em que “somos, e nos conhecemos que somos e amamos esse ser e esse conhecer”. No entanto, o termo “ser” não se refere diretamente a um ato. Portanto, a imagem de Deus não estaria na alma com base em seus atos.

Santo Agostinho também afirma que a imagem de Deus na alma está relacionada a três realidades: “mente, conhecimento e amor”. No entanto, como a mente não é um ato específico, mas sim uma faculdade ou a essência da alma, essa imagem não estaria diretamente ligada aos atos.

A resposta de Tomás, no entanto, aponta para uma representação específica. A imagem da Trindade na alma ocorre principalmente naquilo que se aproxima, na medida do possível, de uma representação específica das Pessoas divinas. As Pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo – se distinguem pela processão do Verbo (proveniente do Pai) e pelo Amor (entre o Pai e o Filho). Além disso, segundo Santo Agostinho, o verbo não pode existir em nossa alma “sem um pensamento atual”. Portanto, é por meio dos atos que a imagem de Deus é primeiramente formada na alma, à medida que, por meio do conhecimento, geramos um verbo (ou pensamento), que é a origem de nosso amor. De fato, só amamos aquilo que conhecemos, ou seja, o que pensamos – e esse pensamento tem origem no verbo gerado em nossa mente.

No entanto, os hábitos e as potências humanas são os princípios subjacentes aos nossos atos. Assim, a imagem da Trindade na alma pode ser considerada secundariamente com base nas potências e, especialmente, nos hábitos. Dessa forma, a imagem de Deus no homem é uma realidade analógica: ela se relaciona principalmente com os atos da alma e, de forma derivada, com os hábitos e as faculdades da alma que geram esses atos.

Ao responder ao primeiro argumento apresentado, Tomás destaca que nosso próprio ser está relacionado à imagem de Deus. Essa característica é exclusiva e nos distingue dos demais animais. E essa trindade humana – mente, conhecimento e amor – reflete a imagem da Trindade divina em nós.

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