Paróquia Nossa Senhora das Dores participa do projeto Caminhos Religiosos e Igrejas Arealenses

Uma iniciativa da Prefeitura de Areal, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora das Dores, permitiu a criação do Caminhos Religiosos e Igrejas Arealenses (Creia), com cunho ambiental, inaugurado sábado, dia 1º de junho, no início da Semana Nacional do Meio Ambiente. O Pároco de Areal, Padre Alexander de Brito Silva considerou o projeto interessante, fazendo uma ligação com a proposta da Laudato Si, “pois será um caminho em contato com a natureza e cidade, visando também o cuidado com a Casa Comum”.

Rogerio Tosta - Ascom / Diocese de Petrópolis
Fotos: Prefeitura de Areal
A Capela Nossa Senhora do Carmo em Alberto Torres faz parte do Caminhos Religiosos e Igrejas Arealenses

A proposta dos Caminhos Religiosos e Igrejas Arealenses é partir da Igreja Matriz, passando por cinco capelas, que terão um QrCode com um breve histórico de cada igreja. A inauguração aconteceu no sábado, dia 1º de junho, com uma pequena solenidade em frente a Igreja Matriz e em seguida aconteceu a caminhada ecológica e algumas atividades ligadas a Semana do Meio Ambiente.

O Padre Alexander de Brito Silva disse que não houve nenhum ônus para a Paróquia, comentando que todo trabalho e estruturação do projeto foi realizado pela Prefeitura de Areal. O Pároco de Areal comentou ainda que a proposta da Semana Nacional do Meio Ambiente em Areal acredita ser um impulso para a Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema será o meio ambiente, a partir da comemoração dos 10 anos da Laudato Si’.

Falando sobre o projeto Caminhos Religiosos, o Prefeito Gutinho Bernardes, explicou que a proposta tem por objetivo oferecer uma rota de peregrinação religiosa, incluindo toda estrutura de pousadas e restaurantes da cidade, impulsionando o turismo religioso e gastronômico.

O CREIA é um roteiro de peregrinação de aproximadamente 40 km que percorre áreas urbanas, estradas vicinais, trilhas, bosques e comunidades rurais de Areal. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, o CREIA proporciona: Momentos de reflexão e fé; Saúde física e psicológica; Integração com a natureza; Oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

O caminho é aberto a todos, independente de credo, religião ou motivação. Para se aventurar no CREIA, basta: Fazer o seu cadastro na origem; receber a credencial de identificação; Seguir o roteiro pré-definido; Validar sua credencial no destino final; Retirar o certificado de conclusão da peregrinação.

Acompanha as informações sobre o CREIA em https://www.instagram.com/creiareal/