Dom Joel na Paróquia São Jorge fala sobre a vitória da vida sobre a morte

A Paróquia São Jorge, no Independência em Petrópolis, recebeu com grande alegria, pela primeira vez, a visita do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, dentro da Trezena em preparação a festa de seu padroeiro, que acontece amanhã, dia 23 de abril. Ao falar sobre São Jorge, Dom Joel ressaltou sua fidelidade a Cristo e aos cristãos, pois em sua terra natal, Capadócia, todos os cristãos sabiam que podiam contar com a proteção do “Cavaleiro Jorge, como era conhecido e hoje, nós contamos com sua intercessão no céu”.

O Administrador Paroquial de São Jorge, Padre Rodrigo Costa de Souza, agradeceu a presença do bispo diocesano na Paróquia, manifestando a alegria da comunidade em estar com o seu pastor, no dia do Domingo do Bom Pastor. Dom Joel foi recebido pelas lideranças das comunidades da Paróquia, além de vários fiéis que participaram da missa. O bispo diocesano agradeceu a acolhida, afirmando que se sentia em casa, manifestando sua alegria em estar na Paróquia São Jorge. O bispo coroou o rei e a rainha da festa e deu a benção aos aniversariantes.

O tema central da homilia do bispo diocesano foi “quem ama cuida”, falando da atitude de Jesus como bom pastor, que doou sua vida, morte na cruz, por todos que amava, a humanidade. Ele ressaltou também os sinais que Deus e a igreja vai dando para confirmar a ressurreição de Jesus Cristo, lembrando que ninguém viu Cristo ressuscitado, mas, apenas os sinais, sendo o primeiro deles, os panos dobrados no túmulo, como os encontrou Pedro e João, recordando o evangelho dos domingos anteriores ao quarto domingo da Páscoa, celebrado no dia 21 de abril.

Dom Joel chamou atenção para o risco que corremos, quando não percebemos os sinais, a achar que a morte de Jesus foi uma vitória da morte. “A vida é mais forte que a morte, foi isso que a ressurreição de Jesus nos mostra”, afirma o bispo diocesano, ressaltando que “temos tantos sinais que nos mostram essa verdade”.

Para facilitar a compreensão, Dom Joel citou vários exemplos, alguns bíblicos e outros não, como a presença do sol entrando em nossas casas pela janela quando está nascendo. De acordo com ele, ninguém olha diretamente para o sol, mas todos percebem a sua presença, comentando que isto ocorre também com a ressurreição de Jesus que acreditamos pelos sinais.

Mais uma vez citou a passagem do Evangelho quando Jesus aparece aos Apóstolos e Tomé não está presente. Depois, quando Jesus aparece e com os Apóstolos está Tomé, ele acredita porque tocou suas chagas. Dom Joel lembra que Tomé não percebeu o sinal da presença de Cristo, que é estar em comunidade. Voltando ao Evangelho do quarto domingo da Páscoa, o bispo diocesano afirma que a Igreja, neste dia, apresenta mais um sinal, que é a figura do Bom Pastor.

A partir da figura do Bom Pastor, Dom Joel refletiu sobre “quem ama cuida”, lembrando que toda pessoa que ama, cuida e é capaz de dar a própria vida. Ele afirmou que Jesus nos deixou vários sinais de sua presença, entre eles a Eucaristia, estar em comunidade, que dá uma possibilidade de “em comunidade ser sinal do amor de Deus para os outros”.

« de 2 »